Apenas uma geração atrás, trabalhar para a mesma empresa por décadas fazia sentido. A linha do tempo era mais ou menos assim: o empregador contratava, o empregado recebia um aumento conforme mostrasse ser competente, era promovido uma vez ou duas vezes e tinha estabilidade.
Hoje em dia, a vida profissional tem um ritmo diferente.
Não só as empresas passaram a lidar com interrupções imprevistas, mas as escadas corporativas tradicionais se desintegraram. Consequentemente, os trabalhadores muitas vezes se encontram sem um caminho claro para subir na vida profissional porque as posições não estão bem definidas ou não são parte inerente da cultura da companhia. Não é de se admirar, então, que metade dos funcionários pense que não seja possível avançar dentro da empresa.
Naturalmente, muitos analistas sugerem que o avanço não depende apenas das mãos do empregador. Hoje, o trabalhador tem a responsabilidade de assumir o controle de sua carreira com proatividade, inteligência e criatividade.
Construa os degraus da sua carreira
Embora muitos líderes organizacionais tenham um plano para a sucessão de cargos, muitos deles nunca compartilham essa idealização com os membros de sua equipe. Ao mesmo tempo, os funcionários nem sempre dizem aos gerentes o que querem em termos de crescimento. Imagine o quão melhor seria se ambas as partes, o empregador e o trabalhador, deixassem claras suas intenções e desejos. A comunicação bidirecional criaria rotas melhor direcionadas para novas posições.
É por isso que o ônus recai sobre o funcionário na hora de dar o pontapé inicial. No final do dia, os empregadores se concentram nos objetivos de negócio e preenchimento das vagas. Isso pode lhe dar o aumento desejado, mas também pode o levar a preencher uma posição completamente desalinhada com seus objetivos e interesses profissionais.
“O caminho de baixo para cima, por outro lado, coloca ênfase maior nas metas de carreira dos funcionários”, diz Linda Ginac, CEO da TalentGuard, plataforma de gerenciamento de talentos. “Combinado com o planejamento de sucessão, esse método permite que gerentes e profissionais de RH ajustem os objetivos de seus empregados aos da empresa, e não o contrário.” Essa abordagem funciona porque dá a todos uma visão holística de como manter bons colaboradores e os objetivos corporativos.
O plano de carreira, em que os funcionários traçam possíveis movimentos verticais e laterais na empresa, permite que os indivíduos assumam e construam suas próprias escadas, em vez de esperar que o empregador perceba seus desejos de obter mais. Começar é bastante simples, desde que você esteja disposto a dar alguns saltos calculados.
Se você gosta de onde trabalha, mas não recebe aumentos, mais responsabilidade ou maior influência, não precisa necessariamente deixar a empresa. Explore suas opções de base primeiro. Você pode ter muito mais possibilidades do que pensava.
Veja abaixo 4 dicas para alavancar a carreira sem precisar mudar de emprego: