Resumo:
- Agente do FBI conta experiências pessoais e atitudes que a ajudaram a conquistar uma carreira de sucesso;
- Enfrentar os medos de frente é um dos primeiros passos para uma vida bem- sucedida;
- O gerenciamento das emoções por meio de palavras positivas exerce influência no desempenho das atividades.
Muitas vezes, eu fui a única agente mulher na minha equipe do FBI. Aprendi, em meio a uma variedade de situações e circunstâncias, a ser bem-sucedida. Mais importante do que isso: eu aprendi o que não fazer se quisesse competir em um ambiente dominado por homens.
Entendi que o meu sucesso estaria inevitavelmente ligado as minhas escolhas, atitudes e ações. E foi isso que me colocou no caminho certo e me fez deslanchar na carreira, sem precisar depender de outras pessoas.
Toda mulher tem sua própria definição de sucesso. Veja, na galeria de fotos a seguir, 9 atitudes que as mulheres bem-sucedidas nunca tomam:
1. Mulheres bem-sucedidas nunca ignoram seus medos
Se você quer progredir e avançar, é necessário enfrentar seus medos de frente. Nunca desperdice sua valiosa energia tentando evitar esse sentimento: em vez disso, use sua força mental para gerenciar seus pensamentos, emoções e comportamentos de maneira que esteja preparada para o sucesso nos negócios e na vida. Suprimir um sentimento negativo só o intensifica, alimentando o medo e fazendo com que desaceleremos. Na verdade, tentar controlar alguma coisa que tememos aumenta a probabilidade de que ela aconteça.
2. Mulheres bem-sucedidas nunca correm de conflitos
Como uma agente mulher do FBI, sofri muito com críticas, injustiças e conflitos – como todo mundo. A diferença é que eu não me acovardei para tentar evitar essas situações e esses sentimentos negativos. As pessoas que fogem dos problemas assumem que os conflitos sempre parecem repletos de arrogância, agressividade e desrespeito. Isso não é verdade, já que os confrontos podem surgir camuflados de várias formas. Precisamos estar alertas para comportamentos de outras pessoas que tentem manipular nossas emoções ou pensamentos. Uma vez que reconhecemos o conflito, em vez de reagir por medo ou ignorância, nós escolhemos a forma como enfrentá-lo.
3. Mulheres bem-sucedidas nunca ouvem autocrítica
Eu precisava acabar com a cobrança que eu mesma me impunha e eliminar dúvidas e ansiedades. Escolhi focar minha atenção no feedback positivo e na crítica construtiva. Ter resistência mental é ser capaz de controlar a maneira como a mente pensa em vez de deixar que ela controle você. O segredo é aprender como gerenciar suas emoções a partir de uma conversa com você mesma, usando as palavras certas (e positivas) para controlar seus pensamentos.
4. Mulheres bem-sucedidas nunca esperam circunstâncias perfeitas
Não espere encontrar as condições ou o emprego perfeitos para dar um salto em sua carreira. Aprenda a diferenciar a dor do crescimento da dor do sofrimento.
É fácil dizer que as condições são ruins, que nada dá certo e que você está sendo injustiçada. Tudo isso são desculpas que a movem para o caminho do fracasso e da rendição. Faça o que estiver ao seu alcance para seguir em frente e aproveite o melhor de cada situação. A resistência mental favorece a concretização de boas perspectivas e objetivos, evitando a estagnação e a falta de avanço.
5. Mulheres bem-sucedidas nunca olham para o passado com arrependimento
Já cometi muitos erros no trabalho. Às vezes era embaraçoso, mas me comprometi a aprender com cada um deles. Algumas falhas podem ser dolorosas, mas, em vez de ficar se lamentando, olhe para elas como oportunidades que serviram de aprendizado. Troque experiências com amigos e colegas que também cometeram erros – você poderá aprender com eles. O passado não nos define, simplesmente nos prepara para a jornada em direção ao sucesso e à sabedoria.
6. Mulheres bem-sucedidas nunca perdem a oportunidades de brilhar
Eu sabia que a melhor maneira de obter sucesso era fazer o que os outros não estavam dispostos a fazer. Identifique as coisas que os outros hesitam em assumir, não importa se é algo pequeno e simples. Seja o que for, faça direito e se diferencie dos concorrentes. Continue com essa estratégia, afinal, nunca sabemos como as coisas podem evoluir. Muitas vezes, estamos próximas de uma oportunidade e nem sabemos.
7. Mulheres bem-sucedidas sempre mantêm a calma
Não importa qual seja minha situação, sei que estou no controle total da minha vida. Uma das minhas citações favoritas é de Santo Inácio de Loyola: “Ore como se Deus tomasse conta de todos, aja como se tudo dependesse de você”. Muitas pessoas usam a desculpa de que a sorte é determinante para uma vida bem-sucedida ou fracassada. Líderes mentalmente fortes controlam sua própria sorte porque vêem o sucesso ou o fracasso como algo sobre o qual têm domínio. A sorte pode ter tido algum papel nas circunstâncias atuais dessas pessoas, mas elas não desperdiçam energia mental se preocupando com o que pode acontecer.
8. Mulheres bem-sucedidas nunca deixam de se informar
Quando, em determinada situação, entrevistei um suspeito, certifiquei-me de que sabia do que estava falando. Quando estiver se encontrando com potenciais investidores ou clientes, verifique se está por dentro do assunto – saiba de todos os detalhes antes de abrir a boca. Faça sua lição de casa – seja minucioso, equilibrado e preparado.
9. Mulheres bem-sucedidas nunca desistem
Não importa o quão difícil seja a investigação ou a tarefa a mim designada, desistir é algo que nunca fez parte do meu vocabulário em 24 anos no FBI. Quando você pronuncia as palavras “desistir” ou “não posso”, você está sacrificando o controle sobre sua atitude e comportamento, além de estar criando seus próprios limites. Quando diz “desistir”, você automaticamente está enviando uma mensagem para seu corpo sobre o medo do fracasso e a falta de determinação ao testar seus limites.
Fonte: https://forbes.uol.com.br/carreira