Quando devo demitir meu cliente?
É isso mesmo!
Você não leu errado. Pode parecer loucura em um primeiro momento, mas não é. Saber quando e como demitir um cliente é uma habilidade necessária para a sobrevivência do seu negócio.
Mas qual o ponto em que se torna necessário demitir um cliente?
Confira alguns sinais que podem te ajudar:
1️⃣ O cliente toma mais tempo (e/ou energia) do que vale:
Para o seu negócio ter sucesso você precisa ganhar mais dinheiro do que gastar. Se você acaba gastando mais dinheiro ou tempo (que também é dinheiro) em um único cliente que não te paga de forma a compensar todo esse trabalho, então faz sentido terminar um trabalho que só te traz prejuízo.
=> Ou quando você já está no ponto: “Nossa, não aguento mais trabalhar com xxxx.”
2️⃣ Está no rol dos inadimplentes:
Não é sempre, mas frequentemente ele paga atrasado ou demora demais para acertar as contas. Dependendo do VALOR da dívida, não vale a pena pagar alguém para fazer a cobrança, por exemplo.
3️⃣ O eterno insatisfeito:
Constantemente insatisfeito, não elogia nem faz críticas construtivas. O seu foco é negociar o preço, sempre solicitando descontos, brindes e até favores. Ele também sugere atitudes “ilegais” ou “antiéticas”, ferindo os seus valores e os do seu negócio.
cuide dA reputação e credibilidade do seu negócio
“A sua reputação, o seu nome é o que você tem de mais valioso. E sabemos que o que levamos anos para construir pode ser desfeito em minutos, principalmente com as redes sociais.
4️⃣ Falta respeito ou comunicação:
Uma boa relação é baseada em respeito mútuo. Se o seu cliente não te respeita como empresa ou pessoa, ele pode começar a questionar o seu trabalho.
E se o seu cliente não está disposto a se dedicar para estabelecer uma comunicação clara, eventualmente a relação terá problemas.
🔴 E se a saída é dar o cartão vermelho, então, como demitir um cliente?
Antes de demitir, tenha certeza de que esta é a melhor solução.
E ao fazer, tenha registros que funcionam como “provas” que justificam a sua conduta e sempre aja com transparência e respeito.
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