Olá Empreendedora!!

Abrir um negócio próprio não é uma tarefa fácil. E, em comemoração ao Dia do Empreendedor, comemorado hoje, 05 de outubro, compartilho abaixo algumas dicas para quem deseja começar do jeito certo e obter sucesso nessa empreitada. Vamos lá?

 

1) Conheça seu cliente

Quanto mais você conhecer o seu cliente, maior será a chance de você acertar no produto ou serviço que vai oferecer. E vá além. Conheça a sua rotina, o seu trabalho, as pessoas com quem se relaciona, a sua família, seus momentos de lazer, os seus lugares preferidos, as suas motivações. É preciso ter, enfim, familiaridade com o cliente e ver o mundo com os seus olhos. Dessa forma, será possível personalizar produtos e serviços, conquistar as pessoas certas e obter sucesso mais facilmente.

 

2) Pesquise sobre o negócio que deseja começar

Para abrir um negócio próprio, é preciso se informar e, no mínimo, conhecer muito bem a atividade que se deseja exercer. Estar familiarizado com aquilo que se deseja vender ou com o serviço que deseja oferecer, seja o que for, é primordial. Domine o seu ramo de atividade.

 

3) Planeje todos os investimentos

Coloque no papel suas projeções financeiras, material que poderá ajudar no início do negócio. E não precisa ser nada elaborado, já existem, no mercado, algumas ferramentas que facilitam toda essa análise.

 

4) Descubra seu propósito

Investir no próprio negócio é algo que requer visão, disciplina, determinação e também talento. Mas, além de todos esses atributos, é preciso dar atenção a algo que tem um grande potencial de ditar o perfil de muitos empreendimentos: o propósito. É preciso haver uma motivação maior ou um sonho por trás da ação empreendedora. Dessa forma, os resultados serão perceptivelmente diferentes. O engajamento tem que partir primeiramente do empreendedor. Empreender com um propósito faz com que a criação e a execução de um plano de negócios sejam mais interessantes e os resultados mais duradouros.

 

5) Monitore a concorrência

Saber o que seus rivais de mercado estão fazendo e quais são as estratégias que eles usam para atrair a clientela devem conduzir suas atividades. Ao saber exatamente o que seus concorrentes estão fazendo, você pode encontrar lacunas para atuar e evidenciar seus diferenciais no mercado. Além disso, é possível melhorar produtos ou serviços, deixando seu negócio mais competitivo e assertivo. Saiba que, inclusive, você também está sendo monitorado.

Escrito por Edilene Boralli co-fundadora da Triumphi Empreendedorismo Integral

SOBRE A TRIUMPHI
A Triumphi Empreendedorismo Integral desenha soluções para que os empreendedores tracem uma estratégia de mudança de visão de mundo, com o propósito de uma vida equilibrada integrando o ser pessoal e o empresarial. Através de ferramentas de coaching, integradas ao planejamento estratégico do negócio, trabalha ao mesmo tempo a mente e o comportamento do empreendedor visando estruturar metas, indicadores, ações e resultados. André e Edilene Boralli, diretores da empresa, são especialistas em autoconhecimento, mentoria de negócios, gestão estratégia e também assessoria financeira.

Mais informações:  www.triumphiemp.com