Entenda os motivos para contratar um profissional para cuidar do seu relacionamento com a mídia
A assessoria de imprensa é uma atividade jornalística que, em sua função original, servia como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação. Essa atividade ainda acontece e é muito importante: a partir dela, seu negócio pode ganhar autoridade e credibilidade ao aparecer na mídia tradicional.
Atualmente, as atividades de um assessor de imprensa se multiplicaram: ele também é responsável, muitas vezes, pela produção e otimização de conteúdo de uma marca, empresa ou personalidade. Além disso, agora ele também se relaciona com as novas mídias e mantém contato entre o cliente e influenciadores digitais, blogueiros, youtubers e instagrammers. Mas afinal: Todas essas atividades são interessantes para o seu negócio? Por que ainda vale a pena contratar uma assessoria de imprensa?
– Porque se a sua intenção é começar ou melhorar o posicionamento da sua marca no mercado, identificar oportunidades de divulgação gratuita e, inclusive, gerenciar crises com sucesso, ter alguém ao seu lado que pense estrategicamente na comunicação do seu negócio é muito importante!
Sobre a imprensa
Quem quer se destacar na mídia, precisa entender a imprensa. Isso significa que o assessor vai poder identificar para você as oportunidades de marcar presença nos veículos de comunicação. Quando você vai dar uma entrevista, ele pode fazer um media training: te deixa preparado e confiante para que seu encontro com a mídia seja adequado e funcional.
Em caso de crise
Prevenir as adversidades é essencial, mas estar preparado caso elas cheguem, também. Se a marca se envolve em uma crise institucional, o assessor entra em ação e decide, junto com o cliente, quando e como responder aos questionamentos da imprensa. Ele funciona como um escudo da marca e a ajuda a passar pela crise tranquilamente.
Público e conteúdo
Também é o assessor de imprensa que poderá te ajudar a identificar todas as características do seu público e criar suas Buyers Personas, produzindo conteúdo de valor para elas, ou seja, falando diretamente com seus clientes de uma forma que gere interesse, engajamento e, por consequência, vendas.
Sim, ainda vale a pena contratar uma assessoria de imprensa! Vale sempre lembrar que o profissional deve, antes de tudo, entender sobre a empresa que irá assessorar e estar aberto para ouvir sugestões. O trabalho em equipe entre assessor-cliente gera bons resultados e posiciona sua marca positivamente.
Escrito por Katia Zanvettor da ZAN COMUNICAÇÃO
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