Olá empreendedora!

Hoje o assunto aqui é tão sério mas infelizmente ainda vejo muitas pessoas o tratando como um “hobby”. Isso mesmo! Muitas pessoas tratam o desenvolvimento pessoal e profissional como tratam um hobby: só fazem quando dão prazer, não o praticam com disciplina e foco, afinal estão ali só para se “divertirem”, porém desejam obter resultados se comparando com pessoas que levam muito a sério o auto desenvolvimento e que por conta disso, geram resultados superiores! #naoémagica

Vou te contar uma coisa: o auto desenvolvimento não te trará apenas mais oportunidades profissionais ou prosperidade como consequência, nem tudo é sobre dinheiro, correto? A auto-aprendizagem apresenta vantagens primeiramente ao indivíduo e, conseqüentemente, à organização. Porque ao se conhecer melhor você fica mais consciente e focado no seu desempenho, nos seus talentos naturais e fraquezas e almeja o constante aperfeiçoamento, pois enxerga onde pode chegar se você treinar, treinar, aprender, aprender, realizar e realizar até chegar lá!

Fico impressionada quando ouço de algumas pessoas sobre irem ou não irem a determinada palestra, curso e workshops (muitas vezes gratuitos, hein?): “Ah se der eu vou…” ou “Se eu não for a tal lugar eu vou lá…”. E nessa de “boa intenção” de fazer algo, fazem suas inscrições e não aparecem, tirando a vaga de uma pessoa que gostaria de ter ido, por exemplo.

E quando falamos de cursos pagos então?! Minha nossa! Não parece tão óbvio que seja um investimento. Vejo pessoas defenderem a educação e a cultura com tanto fervor, mas para dizermos que valorizamos algo pergunto até onde você iria ou qual sacrifício realizaria por essa “causa”?

Em minha cidade o prefeito decidiu cortar gastos e infelizmente cortou o convênio da prefeitura com a orquestra sinfônica da cidade. Uma pena mesmo! Mas a pergunta que te faço é se essas pessoas que tanto reclamaram ou criticaram a decisão do prefeito, algum dia na vida pagaram por um concerto dessa orquestra na cidade??? Ou “frequentavam” e “fomentavam a cultura” somente “prestigiando” seus concertos gratuitos??!!

Não quero dizer aqui (jamais!) que não existe valor, conteúdo relevante e validade nos cursos gratuitos! Mesmo porque eu mesma realizo encontros semanais gratuitos através do movimento que lidero chamado LINDA TODA. O que desejo refletir com você é sobre trazer à consciência a importância de investir no seu desenvolvimento e não encarar como gasto aquilo que certamente lhe trará inúmeros benefícios. Considerando que o aprofundamento de questões e assuntos nós só conseguimos com um pouco mais de tempo, dificilmente encontraremos cursos de 1 semana ou superiores a 12 horas, gratuitos, não é mesmo??!

Bóra refletir sobre o que queremos colher. E identificar se as sementes que estamos plantando nos darão a colheita que esperamos. #ficaadica

Abraço!

Vamos juntas!

Paula Dal Belo

Idealizadora da LIDÉRICA.

Advogada por formação e empreendedora por vocação. Experiência de 7 anos em multinacional e empresária desde 2004.

Liderança Transformadora pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL

Liderança Feminina pela BABSON COLLEGE

Liderança e Inovação pela HSM Educação Executiva

Presidente da ACI MULHER (Associação Comercial e Industrial de SJC)

Embaixadora da HSM EDUCAÇÃO EXECUTIVA.

Embaixadora da RME SJC (Rede Mulher Empreendedora – a primeira e maior rede de empreendedorismo feminino do Brasil).