Desde que as redes sociais entraram na vida do consumidor, muita coisa já mudou na vida das empresas. Uma delas é o jeito de se apresentar na web. “O posicionamento da marca deve acompanhar as novas formas de consumo”, afirma Débora Alcantara, estrategista em gestão de marcas e Top Voice no LinkedIn. No dia 8 de agosto em São Paulo (SP), ela sobe palco do We Are Omie – organizado pela fintech Omie – como palestrante da trilha ‘Marketing e vendas de resultados’.
“A grande mudança se deu a partir do momento em que o consumidor passou a se relacionar com as marcas pelas redes sociais – inclusive, antes de se dirigir ao ponto de venda”, diz Débora.
Segundo ela, isso se explica pela importância que o público passou a dar aos valores que as empresas pregam e à sua credibilidade na web.
Com o consumidor mais atento para a coerência entre o discurso e a prática, cabe às empresas buscar novas formas de falar com ele. A seguir conheça as melhores práticas e saiba como transformá-las em oportunidades.
– Invista na marca
“A marca é um ativo escalável, que gera valor para a empresa. Sua gestão, porém, demanda investimento”, afirma Débora. Segundo ela, é fundamental que esse custo seja previsto desde o plano de negócio – especialmente diante da transformação que o mercado vive para atender o consumidor multicanal. “O posicionamento digital tornou-se uma vantagem competitiva da marca.”
– Marque presença na web
Se você ainda tem receio de expor seu empreendimento na web, chegou a hora de rever seus conceitos. “Se as marcas não contarem suas próprias histórias, outros contarão por elas, dando margem aos achismos e fake news”, diz Débora. A dica, portanto, é transmitir mensagens com clareza e coerência. “Isso ajuda as pessoas a formarem suas próprias convicções.” Garanta também a transparência. “Qualquer inverdade tende a ser descoberta, sob risco de gerar uma crise de imagem.”
– Tenha perfis nas redes sociais
Estender o diálogo para além do mundo físico tornou-se essencial. “O mundo real também está nas redes sociais. As novas gerações sequer sabem como era a vida antes delas”, diz a estrategista em gestão de marcas. Nessas plataformas, o empreendedor deve investir no relacionamento com o consumidor, em novas formas atendimento e no monitoramento das preferências dos usuários. “Com este último, ele consegue saber exatamente o que o cliente quer, sem ter que investir altos valores em pesquisas de mercado.”
– Garanta seus próprios canais de relacionamento
Não abra mão de ter o site e o blog da empresa. “Ambos permitem que a marca seja encontrada no Google e outros buscadores, o que não é possível com os perfis das redes sociais”, afirma Débora. Outra vantagem é não correr o risco de perder, de uma hora para outra, o relacionamento que vem sendo construído com o consumidor. “Limitar o posicionamento da marca apenas às redes sociais seria como construir uma casa em terreno alugado.”