Quer você tenha seu próprio negócio ou trabalhe em uma empresa, a sua reputação e confiança no meio que se relaciona dependem da qualidade dos seus relacionamentos.
Se você deseja “ir pra frente” e progredir, é essencial desenvolver uma boa rede de relacionamentos. E devemos dizer desenvolver porque trata-se de um processo, de algo que não é criado da noite para o dia, pois leva-se tempo para que os relacionamentos criem seu principal elo de sustentação e longevidade: a confiança!
Com isso, você já pode concluir que “fazer Networking”, termo já muito utilizado nos dias atuais e às vezes banalizado, não é simplesmente trocar cartões ou captar números de telefones para disparar listas de transmissão a todos. Você não é colecionadora de contatos e tais atitudes só corroboram para que as pessoas te achem inconveniente e chata. E quem deseja se relacionar com esse perfil de pessoa?!
Entendamos que Networking é relacionamento e relacionamentos saudáveis demandam tempo, dedicação, atenção ao outro (suas necessidades, expectativas e anseios) e muita doação para depois pedir ou ofertar algo. O que observo que acontece na maioria das vezes é o caminho inverso: pessoas que pouco te conhecem, que não se dão ao trabalho de fazer a mínima pesquisa sobre a sua atividade, missão ou buscar entender minimamente o seu perfil, enchem sua caixa de e-mails com ofertas, pedidos (como assim, eu mal te conheço e você já está me pedindo algo?!) e assuntos que não chamam sua atenção. Pura perda de tempo, falta de estratégia e inteligência em entender que mais vale um pequeno grupo de pessoas que te conheçam bem e você a eles, que um monte de pessoas “frias”, que mal sabem que você existe.
Bom, e se networking é relacionamento, eu não posso deixar de citar esta dica valiosa: relacione-se com pessoas melhores que você! Sim, pessoas melhores te farão MELHOR! Não se intimide se são mais ricas, mais poderosas, mais inteligentes ou mais rápidas em algo, ao conviver com pessoas assim, você terá diariamente motivação para não ficar parada, estagnada ou pensando que o que tem já está bom o suficiente. Estas pessoas inspiram, servem de exemplo pois podem estar onde você gostaria de estar, impulsionam, puxam pra cima e se você não for orgulhosa o suficiente, você pode usar da experiência e expertise delas para fazer benchmarking e desenvolver seu negócio.
Entenda, não é ser interesseira, pois se você desenvolve relacionamentos com segundas intenções, eles jamais serão duradouros. A questão aqui é identificar relacionamentos com pessoas que te façam CRESCER e ALAVANCAR, seja como pessoa, cidadã, profissional, empresária ou empreendedora. E também seus clientes em potencial. Evite e se não puder, blinde-se de pessoas negativas, que não te agregam ou te puxam pra baixo. Com a convivência, você logo logo estará “repetindo” todos esses hábitos horríveis. E daí, vale a pergunta: o que você deseja desenvolver: bons ou maus hábitos? Hábitos que te lapidam ou te podam? “Somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos.” Lembre-se disso.
Por fim, quer você tenha o objetivo de conquistar mais clientes, fechar mais parcerias, conseguir promoções ou uma nova posição no mercado, é necessário aprender a desenvolver essa rede de relacionamentos e com isso usá-la a seu favor, com um networking saudável todos ganham, você contribui, você é ajudada, ora você indica uma profissional, ora alguém te indica para alguém. É um círculo virtuoso e que demanda uma mudança de mentalidade (mindset) onde buscamos o melhor pra si e para o outro, tendo sempre como referência seus valores e propósito.
Espero que tenha contribuído!
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Vamos juntas!
Forte abraço,
Paula Dal Belo
Idealizadora da LIDÉRICA
Advogada por formação e empreendedora por vocação.
Experiência de 7 anos em multinacional e empresária desde 2004.
Liderança Transformadora pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL
Liderança Feminina pela BABSON COLLEGE
Liderança e Inovação pela HSM Educação Executiva
Comunicação pela The School of Life / SP