{ Sabedoria da Semana }
Olá Empreendedora, tudo bem?
Para realizar grandes conquistas, precisamos sonhar, acreditar que vai dar certo, planejar detalhadamente e AGIR!
Um dos grandes problemas que observo em muitas empreendedoras é que desistem muito cedo. Não dando o tempo necessário para o “amadurecimento” do negócio e em consequência, de seus frutos.
Eu entendo que na grande maioria dos casos, trilhamos esta jornada sozinha, tendo que fazer tudo e sem poder contar com um apoio, seja ele financeiro, estratégico ou emocional. Mas o fato é que independente das dificuldades que enfrentemos, tudo tem seu tempo para acontecer, e com um negócio é assim também, é um processo, requer muita consistência, foco e um planejamento para ser acompanhado no dia a dia, refeito, melhorado e principalmente cumprido.
Entenda que todas nós temos as mesmas 24 horas diárias, os mesmos 7 dias na semana, e portanto precisamos buscar ao máximo otimizar o tempo gasto em nossas atividades.
Porém a quantidade de resultados e o impacto gerado em cada negócio pode ser algo extremamente distante.
E olhando essa situação de longe vemos que uma conta matemática simples começa a fazer sentido.
O que isso quer dizer?
A quantidade de resultados é proporcional à quantidade de esforços e tempo investido naquele projeto.
E até mesmo mitos famosos como o “Mito das 10.000 horas“, apresentado no livro Outliers, de Malcolm Gladwell, reforçam essa ideia.
O mito consiste na ideia de que os melhores do mundo precisaram de cerca de 10.000 horas para se tornarem excelentes no que fazem.
E assim, se você quer ser o melhor no seu nicho, basta gastar essas mesmas 10.000 horas.
Porém, gastar 10.000 horas somente não garante nenhum resultado, nenhuma melhoria significativa ou conquistas mais expressivas. Você precisa sim, desenvolver a habilidade de otimizar o tempo gasto no seu negócio e de forma planejada, estratégica e consistente.
Usar o tempo a seu favor de modo otimizado fará com que seu negócio aproveite de fato a ideia das 10.000 horas: cada minuto gasto e cada hora despendida será sinônimo de crescimento.
E olha o que eu trouxe para te ajudar com a administração do seu tempo: a MATRIZ DE EISENHOWER, conhece?
Se você tem problemas em organizar e dar prioridade às suas tarefas, a Matriz de Eisenhower é um excelente aliado.
A matriz, que leva o nome de um presidente norte americano, auxilia diretamente na organização das tarefas e no aumento da produtividade.
Uma vez que ela divide as tarefas entre importantes e urgentes, além do seu grau de necessidade.
Urgente e importante: são as tarefas que obrigam atenção imediata dos envolvidos, ou seja, são aquelas que precisam de ação urgente.
Importante, mas não urgente: aqui têm-se tarefas, cuja resolução podem ser feitas em outro momento.
Urgente, mas não importante: as tarefas aqui podem ser delegadas a outra pessoa, para que as urgentes e importantes possam ser realizadas.
Nem urgente, nem importante: estas tarefas podem ser descartadas ou adiadas, para serem realizadas a longo prazo.
E aí?! Bóra investir seu tempo naquilo que efetivamente vai te trazer resultados positivos??!
E para você, empreendedora, que deseja ir além e ter uma rede de apoio de mulheres para troca, partilha e crescimento de mentalidade e financeiro, faça parte do nosso CLUBE DE NEGÓCIOS, veja aqui e vamos juntas!
Forte abraço,
Paula Dal Belo