contato@liderica.com.br

10 dicas essenciais para quem deseja economizar

 

  • Não pague tarifas bancárias

Se você ainda gasta com tarifas bancárias e utiliza somente os serviços básicos, considere contratar apenas o pacote essencial. Os bancos são obrigados por lei a fornecer este tipo de pacote, onde não são cobradas tarifas e que não incluem nenhuma franquia básica.

 

  • Utilize um cartão de crédito sem tarifas

Escolha um cartão de crédito também sem tarifas e o utilize de forma inteligente. Nunca entre no crédito rotativo. Use o cartão para despesas maiores e somente quando tiver a certeza de que, no vencimento, conseguirá quitar integralmente a fatura.

 

  • Pague pequenas despesas em dinheiro

Dessa forma, você não perderá o controle dos pequenos gastos e consegue seguir melhor o seu orçamento financeiro pessoal. Essa é uma ótima forma de perceber quando seus recursos estiverem acabando. As pequenas despesas pagas no cartão de crédito, quando somadas, podem consumir uma parcela importante do seu orçamento sem que você perceba no momento da utilização do serviço.

Leia Mais  Saiba o que deve bombar na Páscoa de 2019 e gerar uma boa renda extra

 

  • Utilize mais os transportes coletivos e menos os aplicativos de mobilidade

Caminhar faz bem para a saúde e ainda te ajuda a conhecer o entorno das regiões onde você mora ou trabalha. Além de tudo isso ainda te ajuda a economizar. Portanto, prefira as caminhadas para pequenas distâncias e utilize mais o transporte coletivo para o deslocamento individual em trechos maiores.

 

  • Cancele a TV por assinatura

Se você possui conexão de internet banda larga em casa e ainda mantém um pacote de TV por assinatura, cancele agora mesmo. Avalie serviços como a Netflix e analise quanto tempo efetivamente assiste você passa em frente à TV durante o mês. Um bom exercício é anualizar o valor pago com a assinatura e avaliar o quanto esse valor representa no seu orçamento.

 

  • Registre todas as suas despesas

Registrar todas as suas despesas, inclusive as pequenas, é essencial para que você tenha clareza dos gastos atuais e do quanto está direcionando do seu orçamento para gastos supérfluos ou não prioritários. Com esta clareza fica muito mais fácil planejar os cortes estratégicos sem comprometer o que é essencial.

Leia Mais  O que fazer quando a empresa não dá lucro?

 

  • Crie um orçamento financeiro pessoal

O orçamento financeiro pessoal é muito importante para que possamos nos planejar em relação a todos os nossos desembolsos e também para que os planos de longo prazo sejam alcançáveis e não morram no caminho. Planejar nada mais é do que decidirmos, com antecedência, quanto de recurso financeiro destinaremos para cada uma de nossas necessidades. Criando metas para nossos gastos ficamos mais próximos da realização de nossos sonhos.

Clique aqui para fazer o download da planilha de orçamento financeiro pessoal.

 

  • Pague todas as suas contas na mesma data

Concentre todos os vencimentos de suas contas para dois dias após a data de recebimento de seu salário ou vencimentos. A organização fica mais eficiente e você passa a saber exatamente quanto sobrou para o restante do mês.

Leia Mais  Contabilidade: A linguagem dos negócios

 

  • Invista assim que receber o seu salário

Ao invés de investir o que sobrou, transfira imediatamente a parcela destinada a seus investimentos pessoais para uma corretora antes de iniciar os seus gastos com itens de consumo. Abra sua conta na XP e comece a investir agora.

 

  • Fale sobre dinheiro com sua família

A organização da vida financeira da família funciona muito melhor quando discutimos as prioridades e a destinação dos recursos, de forma sincera e transparente, com o cônjuge e com os filhos. Sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, mas um sonho compartilhado torna-se realidade.

 

Por Luciana Ikedo, sócia na Ikedo Investimentos, escritório afiliado à XP Investimentos

 

Escreva para a Luciana AQUI e receba gratuitamente uma planilha INCRÍVEL e prática de orçamento financeiro pessoal.

16/02/2019

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X