4 dicas para garantir seus negócios na crise

Olá Líder!!

Sou empresária há 12 anos e confesso que 2016 foi o ano mais desafiador para o meu negócio. Muitas pessoas ignoram ou dizem não “gostar” (quem gosta, meu Deus?!) de falar a palavra crise. Mas gostando ou não do termo, a situação e os números nos mostram que 2016 foi um ano economicamente ruim para a maioria dos empresários e que 2017 não nos dá sinais de melhora.

OK, Paula. O que eu faço com essa informação?

Bom, podemos chorar, lamentar e culpar a crise pela nossa falta de crescimento e com  isso fracassarmos cada vez mais ou podemos, de fato, buscar e treinar (isso mesmo, treinar!) todos os nossos sentidos para enxergar oportunidades e melhorias em momentos como esse.

As dicas que lhe darei a seguir serviram para mim e para o meu negócio. E no final de 2015, ano também chamado como “ano de crise” eu criei e desenvolvi o maior Movimento de fomento ao empreendedorismo feminino chamado LINDA TODA. E como fiz isso? Atentando-me aos meus talentos e ouvindo meus clientes e amigas empresárias sobre suas dores.

E aqui vão 4 das dicas que considero realmente muito importantes para mantermos o nosso negócio no rumo certo e crescente. E torço pra você também encontrar oportunidades no caos. Como dizem “Enquanto uns choram, outros vendem lenços.”

DICA # 1 – Mantenha a calma

De nada adianta se estressar, gritar com funcionários e sócios ou pensar em jogar tudo para o alto. Se a situação de dificuldade existe, PENSE: “Quais são as possibilidades que tenho ao meu alcance de fazer diferente? Em que e o que posso fazer diferente hoje?” Viva um dia por vez.

Não tome decisões importantes precipitadamente. Respire fundo, converse, troque ideias com outras empresárias, peça um tempo, dê-se um tempo. Principalmente quanto a fazer empréstimos, muita cautela nessa hora.

DICA # 2 – Reduza as despesas e organize a casa

Eu observei ao longo de 2016 que as economias e cortes de despesas que realizei na minha empresa não fizeram diferença nenhuma na entrega de valor aos meus clientes, sabia?

Se tem uma coisa boa nessa tal de crise é que nos obriga a repensar em tudo aquilo que compramos ou consumimos, não é mesmo?! Antes de adquirir qualquer serviço ou produto, faça a seguinte pergunta: “Se eu não comprar, o que pode acontecer? Minha qualidade vai cair?! Meu cliente irá perceber a queda de valor no produto ou serviço que eu ofereço a ele?”

E atenção: alguns itens são vitais para o crescimento e destaque da sua empresa, descubra quais são eles! Não vá desligar o ar condicionado do seu salão ou loja para economizar (eu sei, eu sei que a energia está um absurdo!) se isso fará que o seu cliente fique menos tempo dentro da sua loja ou nem queira entrar. Percebe?!

DICA # 3 – Otimize seus processos

Se existe um país no mundo que ama a burocracia é o nosso Brasil, concordam?!

Meu Deus, como complicamos a vida, não é?! Mas isso existe por uma razão, minha gente: a falta de confiança! É isso mesmo! Países onde o nível de confiança é baixo, tendem a ser muito burocráticos, simplesmente PORQUE não podemos confiar no trabalho ou serviço da pessoa SE outra não conferir, SE não houver um comprovante que foi feito de fato, SE não provar e assinar embaixo e por aí vai.

Na nossa empresa, contudo, pode ser um pouco diferente, principalmente nos pequenos negócios onde a facilidade para alterar e mudar processos é mais fácil por conta do tamanho.

Uma dica é você ir fazendo pequenas mudanças e aos poucos e ir testando os RESULTADOS dessas mudanças. E quando o processo estiver no formato que você idealizou (porque estudou antes), daí você faz um procedimento por escrito e formal, apresenta para a equipe e todos assinam que estão ciente e de acordo. E principalmente, comprometidos 😉

O objetivo deve ser sempre: reduzir o tempo, otimizar os gastos e desburocratizar.

DICA # 4 – VAMOS JUNTAS! 

Não existe revolução e progresso maior e melhor do que quando nos unimos e juntamos forças para vencermos juntas!

Saia do seu negócio de vez em quando. Você precisa trabalhar O negócio e não NO negócio, entende? A empreendedora PRECISA se MOVIMENTAR! Procure um grupo, uma associação, um projeto, um movimento de empreendedorismo que te apoie, te agregue conteúdo e te auxilie a alavancar seus negócios.

Eu idealizei a LIDÉRICA justamente com essa MISSÃO:

  • Fomentar o empreendedorismo e o empoderamento feminino no âmbitos pessoal e profissional.
  • Promover a auto estima motivando a consciência da importância dos cuidados com a saúde, mente e beleza como partes integrantes da mulher como um todo.
  • Transformar empreendedoras e empresárias em líderes com resultados extraordinários em benefício próprio e de sua comunidade.

É incrível o poder que a união entre pessoas com os mesmos valores e objetivos pode fazer pelo todo e por cada uma individualmente!

Esqueça essa história de “vão roubar minha ideia” ou ” ah ela tem inveja de mim” ou “e se ela me prejudicar”. São crenças limitantes e que te seguram para voar mais alto e mais longe! Acredite no seu poder e talentos, assim como nos das outras empresárias, contribua com o crescimentos dos outros e serás agraciada com tesouros em conhecimento e prosperidade!

Vem junto! Vamos juntas!

Abraços,

Paula Dal Belo

Idealizadora da LIDÉRICA.
Advogada por formação e empreendedora por vocação. Experiência de 7 anos em multinacional e empresária desde 2004.
Liderança Transformadora pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL
Liderança Feminina pela BABSON COLLEGE
Liderança e Inovação pela HSM Educação Executiva
Presidente da ACI MULHER (Associação Comercial e Industrial de SJC)
Embaixadora da HSM EDUCAÇÃO EXECUTIVA.
Embaixadora da RME SJC (Rede Mulher Empreendedora – a primeira e maior rede de empreendedorismo feminino do Brasil).

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