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5 dicas para evitar a pavorosa ansiedade de domingo

Eu não sei você, mas desde sempre me sinto ansiosa aos domingos, principalmente ao entardecer. Essa ansiedade sempre foi difícil de explicar, já que eu quero muito aproveitar o dia — e o fim de semana, claro. O que acontece a cada semana que causa esse desconforto por dentro? A resposta é simples: a segunda-feira à vista.

Quando penso no meu tempo de escola, lembro de já ter esse sentimento nas noites de domingo. O fim de semana e meu tempo livre acabavam, a segunda-feira e a nova semana no colégio se aproximavam e exerciam pressão em cima de mim. Não me entenda mal: não é que eu não gostasse do colégio. A questão era mais a troca do meu tempo livre por um cronograma rígido.

Conforme volto a pensar em trabalho, no ocaso do domingo, percebo como fico ansiosa por ter uma grande reunião à frente ou uma apresentação logo na segunda de manhã, mas que também não me sinto confortável quando se trata de uma segunda-feira comum.

Pensei que fosse apenas comigo, até levantar o assunto por acaso com outras pessoas. Fiquei surpresa ao ver que não era a única a sofrer da ansiedade de domingo. Quase todos com quem conversei experienciaram o sentimento uma vez ou outra, homens e mulheres, de qualquer nível hierárquico.

Nós tendemos a ter diferentes estados de espírito para os diferentes dias da semana. Pense em como você se sente nos outros dias: terça, quarta. Pense, por exemplo, no clima da sexta-feira. As pessoas costumam estar de bom humor, já nos preparativos para o sábado. Fazem posts nas redes sociais sobre a felicidade de estar numa sexta.

Se você sofre de ansiedade de domingo, confira na galeria de fotos abaixo 5 dicas:

  1. Planeje a segunda na sexta

Descobri que pensar a segunda-feira na tarde de sexta me deixa apta para um bom final de semana. Considere também repassar a sua semana. Que vitórias você teve? O que deixou de ser feito e é preciso fazer antes do próximo final de semana ou na semana seguinte? Você está preparado para as próximas reuniões? Fazer essa análise e anotar as prioridades dos próximos dias elimina preocupações. Você não precisa mais esquentar com isso no domingo.

     2. Bole algo agradável para a noite de domingo

Diversão pode ser o melhor remédio contra a ansiedade do domingo. Se possível, programe algo agradável no fim do dia para se manter ocupado e ter uma atitude positiva.

     3. Repreenda pensamentos negativos

A ansiedade que sentimos muitas vezes leva a pensamentos negativos sobre a segunda-feira ou um sentimento de tristeza pelo término do fim de semana. Observe isso e tente transformar seus pensamentos, mudando o foco para algo que você espera no futuro. Não desperdice os momentos preciosos no domingo com histórias negativas sobre o que pode ocorrer — e também pode nem acontecer. Viva o momento.

     4. Planeje algo agradável na segunda

Planeje algo legal para fazer na segunda-feira. Não há motivo para que não haja algo agradável. Marque um almoço ou encontro com um colega ou amigo. Se o tempo permitir, escolha um lugar longe do trabalho. Uma mudança de cenário pode fazer uma enorme diferença e ajudá-lo a recarregar as energias durante o dia.

      5. Privilegie hábitos saudáveis

Atividades insalubres de fim de semana podem acabar com a sua energia e fazer você começar a semana já cansado. Dedique um tempo a hábitos saudáveis, como comer bem, dormir o suficiente e se exercitar. Meditação à noite pode ser uma forma de aliviar o estresse e trazer calma. Há vários aplicativos que podem ajudar a escolher uma atividade interessante que traga benefícios rápido.

A ansiedade de domingo é real. Se você se sentir mal com o ocaso do fim de semana, saiba que isso é normal e que você não está sozinho. Pense na segunda-feira como um dia para olhar para a frente. Cada um reage de uma maneira à ansiedade, por isso é importante encontrar a rotina que funcionará para você.

Fonte: https://forbes.uol.com.br

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