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6 dicas para fazer o seu tempo render mais

Se você é daquelas pessoas que terminam a semana sentindo que faltaram horas nos seus dias, essa reportagem é perfeita para você. O segredo não é se comprometer com menos obrigações para conseguir riscar as responsabilidades da agenda, mas se organizar para fazer suas horas renderem cada vez mais.

Produtividade é a palavra do momento.

Já notou como a cada dia você realiza duas, três, quatro tarefas ao mesmo tempo? Você pinta as unhas enquanto ajuda seu filho com a lição de casa, faz abdominais enquanto assiste à novela, marca consulta no dentista enquanto leva o cachorro para passear… Seria insano se não fosse tão prático, não é mesmo? Mas, ainda assim, há vezes em que os nossos dias parecem não ter horas suficientes, e nossos compromissos acabam acumulados para o dia seguinte.

Segundo o psiquiatra Roberto Shinyashiki, de São Paulo, o desafio vai além de otimizar o tempo: é preciso saber se organizar e manter o foco para que o dia seja 100% produtivo.

Veja abaixo 6 dicas para fazer o seu tempo render mais:

1. Não se renda às distrações

E-mails lotando nossas notificações no celular, pedidos de solicitações de amizades nas redes sociais, a notícia bombástica sobre seu ídolo no Twitter, além daquela fuçadinha básica no Facebook dos amigos. Quem resiste às distrações da internet? A grande questão aqui, conforme explica Shinyashiki, é que tudo aquilo que nos pede uma “resposta imediata” precisa ser organizado. “É fundamental que você faça uma lista do que é prioridade na sua vida e tente, a todo custo, manter-se nela.” Portanto, se até aquela conferida nas atualizações do Instagram parece fundamental para que sua vida se mantenha nos eixos, é necessário agendar um horário para se dedicar às redes sociais e, lógico, não cair na tentação de dar uma espiadinha na hora errada.

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2. Esvazie seu cérebro

Sabe aquele monte de compromissos que martelam na sua cabeça, inclusive durante a madrugada? É o carro que precisa ser levado para a revisão, o uniforme escolar das crianças que você tem de encomendar, o remédio da sua sogra que você prometeu comprar ainda esta semana, a conta para encerrar no banco… Tudo isso precisa ser “esquecido” assim que você chega em casa, quando acaba o expediente. “Liste todos os compromissos que ficaram pendentes e esvazie sua mente. Se você continuar pensando nos problemas, sua noite será de insônia e preocupação, e você não terá energia suficiente no dia seguinte para correr atrás do que ainda não foi resolvido.”

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3. Organize suas pendências

Agora é hora de listar seus compromissos em ordem de prioridade. Que tal começar a pontuar quais dessas pendências você pode delegar ou pedir a ajuda de terceiros, como sua mãe, marido ou irmãos? Você não precisa sentir vergonha ou menos capaz se pedir ajuda a eles uma vez ou outra. Então, foco no que é de fato importante e intransferível. São esses os problemas que você deve resolver primeiro.

4. Crie uma rotina

Shinyashiki garante que um dia produtivo é capaz de alterar uma semana inteira. Por isso, a importância de criar uma rotina. “Ao elaborar um cronograma diário, sua semana passa a ser mais produtiva. Consequentemente, semanas produtivas levam a meses produtivos.” Procure incluir nos seus dias alguns rituais, como rezar ao acordar e fazer uma caminhada por pelo menos dez minutos… Depois, organize sua “lista do dia”, definindo qual será a ordem das suas atividades. “Um grande erro é correr atrás de um compromisso a partir do momento em que você se lembra dele. Isso só deixa você mais ansiosa e estressada.”

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5. Divida seu tempo

Não adianta passar cinco horas seguidas focada no mesmo projeto se, vira e mexe, algo distrai sua atenção. O ideal é que você divida o seu tempo em blocos de qualidade, e não quantidade. Coloque o celular para despertar a cada uma hora. Durante esse tempo, mergulhe de cabeça no seu compromisso e não deixe que ninguém a interrompa. Assim que o relógio tocar novamente, faça uma pausa, tome um café, converse com um amigo sobre um assunto mais tranquilo. Esse tempinho livre é fundamental para relaxar a mente e turbinar o cérebro. Aí, então, dê início a um novo projeto ou, então, continue aquele em que você estava trabalhando.

6. Avalie a sua lista

Depois de jantar e tomar um banho, pegue a sua lista de compromissos e veja o que não foi possível resolver e acabou ficando para amanhã. E deixe de fato para o dia seguinte! Nada de ficar pensando no compromisso a cada cinco minutos ou levando trabalho para casa. Você precisa de um tempo para a vida pessoal. Precisa de um momento para curtir os filhos, o marido ou até para não fazer nada, assistindo à novela e comendo um doce bem gostoso.

 

Fonte: https://forbes.uol.com.br/carreira/

 

14/09/2019

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