Eu não sei você, mas desde sempre me sinto ansiosa aos domingos, principalmente ao entardecer. Essa ansiedade sempre foi difícil de explicar, já que eu quero muito aproveitar o dia — e o fim de semana, claro. O que acontece a cada semana que causa esse desconforto por dentro? A resposta é simples: a segunda-feira à vista.
Quando penso no meu tempo de escola, lembro de já ter esse sentimento nas noites de domingo. O fim de semana e meu tempo livre acabavam, a segunda-feira e a nova semana no colégio se aproximavam e exerciam pressão em cima de mim. Não me entenda mal: não é que eu não gostasse do colégio. A questão era mais a troca do meu tempo livre por um cronograma rígido.
Conforme volto a pensar em trabalho, no ocaso do domingo, percebo como fico ansiosa por ter uma grande reunião à frente ou uma apresentação logo na segunda de manhã, mas que também não me sinto confortável quando se trata de uma segunda-feira comum.
Pensei que fosse apenas comigo, até levantar o assunto por acaso com outras pessoas. Fiquei surpresa ao ver que não era a única a sofrer da ansiedade de domingo. Quase todos com quem conversei experienciaram o sentimento uma vez ou outra, homens e mulheres, de qualquer nível hierárquico.
Nós tendemos a ter diferentes estados de espírito para os diferentes dias da semana. Pense em como você se sente nos outros dias: terça, quarta. Pense, por exemplo, no clima da sexta-feira. As pessoas costumam estar de bom humor, já nos preparativos para o sábado. Fazem posts nas redes sociais sobre a felicidade de estar numa sexta.
Se você sofre de ansiedade de domingo, confira na galeria de fotos abaixo 5 dicas:
- Planeje a segunda na sexta
Descobri que pensar a segunda-feira na tarde de sexta me deixa apta para um bom final de semana. Considere também repassar a sua semana. Que vitórias você teve? O que deixou de ser feito e é preciso fazer antes do próximo final de semana ou na semana seguinte? Você está preparado para as próximas reuniões? Fazer essa análise e anotar as prioridades dos próximos dias elimina preocupações. Você não precisa mais esquentar com isso no domingo.
2. Bole algo agradável para a noite de domingo
Diversão pode ser o melhor remédio contra a ansiedade do domingo. Se possível, programe algo agradável no fim do dia para se manter ocupado e ter uma atitude positiva.
3. Repreenda pensamentos negativos
A ansiedade que sentimos muitas vezes leva a pensamentos negativos sobre a segunda-feira ou um sentimento de tristeza pelo término do fim de semana. Observe isso e tente transformar seus pensamentos, mudando o foco para algo que você espera no futuro. Não desperdice os momentos preciosos no domingo com histórias negativas sobre o que pode ocorrer — e também pode nem acontecer. Viva o momento.
4. Planeje algo agradável na segunda
Planeje algo legal para fazer na segunda-feira. Não há motivo para que não haja algo agradável. Marque um almoço ou encontro com um colega ou amigo. Se o tempo permitir, escolha um lugar longe do trabalho. Uma mudança de cenário pode fazer uma enorme diferença e ajudá-lo a recarregar as energias durante o dia.
5. Privilegie hábitos saudáveis
Atividades insalubres de fim de semana podem acabar com a sua energia e fazer você começar a semana já cansado. Dedique um tempo a hábitos saudáveis, como comer bem, dormir o suficiente e se exercitar. Meditação à noite pode ser uma forma de aliviar o estresse e trazer calma. Há vários aplicativos que podem ajudar a escolher uma atividade interessante que traga benefícios rápido.
A ansiedade de domingo é real. Se você se sentir mal com o ocaso do fim de semana, saiba que isso é normal e que você não está sozinho. Pense na segunda-feira como um dia para olhar para a frente. Cada um reage de uma maneira à ansiedade, por isso é importante encontrar a rotina que funcionará para você.
Fonte: https://forbes.uol.com.br