O esperado filme da Marvel Studios que estreia no próximo dia 07 de março nos cinemas traz uma excelente reflexão para o Dia Internacional da Mulher. “Capitã Marvel” tem como protagonista uma personagem com características importantes para mulheres empreendedoras.

 

No filme em questão, antes de se tornar a Capitã Marvel, a personagem já possui habilidades e atitudes de uma verdadeira heroína, assim como as mulheres empreendedoras, que possuem habilidades e atitudes muito peculiares para enfrentar os desafios da vida real.

 

Tanto a personagem do filme quanto as mulheres empreendedoras possuem características como: força, coragem, determinação, foco, resiliência, sensibilidade, persuasão, empatia, liderança, atenção aos detalhes e sentidos aguçados.

 

Esta é a primeira vez que um filme da Marvel é protagonizado por uma mulher, um retrato da participação cada vez maior da mulher no mundo dos negócios. O número de empreendedoras aumenta a cada ano no Brasil. Segundo a pesquisa GEM 2017, há cerca de 24 milhões de mulheres donas de seu próprio negócio no país.

 

A renda obtida pelas mulheres ganha cada vez mais importância no orçamento familiar: 4 em cada 10 lares brasileiros são chefiados por mulheres, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2015). Destas, 41% são donas de negócios próprios.

 

Levantamento do Sebrae em 2016 sobre o perfil das empresárias mostrou que 40% delas são jovens com menos de 34 anos, concentradas principalmente em quatro áreas: restaurantes (16%), serviços domésticos (16%), cabeleireiros (13%) e comércio de cosméticos (9%). A maior parte destes negócios funciona na própria casa das empreendedoras (35%).

 

Diversos fatores têm contribuído para o aumento do número de mulheres empreendedoras: protagonismo, autoconfiança, independência, necessidade de complementar a renda, autoconhecimento das suas potencialidades, busca por realização, realização de um sonho, inspiração em histórias de empreendedorismo feminino, entre outros.

 

Ainda existe muito preconceito a ser enfrentado por mulheres empreendedoras no mundo dos negócios, principalmente naqueles segmentos historicamente dominados por homens, como o setor industrial, mas elas estão determinadas a enfrentar todo tipo de obstáculo.

 

Heroínas da vida real, as mulheres estão aprendendo a equilibrar todas as áreas da sua vida, principalmente em relação a trabalho e família. O sucesso deste equilíbrio pode significar também a sua realização pessoal e profissional.

 

É praticamente necessário ter poderes sobrenaturais para ser mãe, mulher e empreendedora, com uma rotina diária de 16 horas de trabalho sem parar. Com propósito, garra, determinação e amor pelo que fazem, elas só não conseguem voar, mas vencem diariamente a corrida contra o relógio.

 

Diante de tudo o que foi falado aqui sobre as Mulheres Empreendedoras, por mais que a Capitã Marvel seja um ícone e tenha várias características do universo do empreendedorismo feminino, para mim, não resta dúvida: a verdadeira e maior heroína do mundo real é a Mulher Empreendedora.

 

Parabéns, Mulher Empreendedora! Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, você merece esta homenagem. Ao decidir empreender, você faz a diferença na sua vida e impacta positivamente muitas outras vidas, tornando cada pessoa especial para você e para o mundo. Obrigado por encarar a missão de ser a heroína da vida real.

Escrito por:

Rafael Souza Seguir

Analista de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP no Escritório Regional de São José dos Campos, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios.