contato@liderica.com.br

Capitã Marvel e os poderes da mulher empreendedora

O esperado filme da Marvel Studios que estreia no próximo dia 07 de março nos cinemas traz uma excelente reflexão para o Dia Internacional da Mulher. “Capitã Marvel” tem como protagonista uma personagem com características importantes para mulheres empreendedoras.

 

No filme em questão, antes de se tornar a Capitã Marvel, a personagem já possui habilidades e atitudes de uma verdadeira heroína, assim como as mulheres empreendedoras, que possuem habilidades e atitudes muito peculiares para enfrentar os desafios da vida real.

 

Tanto a personagem do filme quanto as mulheres empreendedoras possuem características como: força, coragem, determinação, foco, resiliência, sensibilidade, persuasão, empatia, liderança, atenção aos detalhes e sentidos aguçados.

 

Esta é a primeira vez que um filme da Marvel é protagonizado por uma mulher, um retrato da participação cada vez maior da mulher no mundo dos negócios. O número de empreendedoras aumenta a cada ano no Brasil. Segundo a pesquisa GEM 2017, há cerca de 24 milhões de mulheres donas de seu próprio negócio no país.

 

Leia Mais  Reunião Clube de Negócios | 11 Julho 2018

A renda obtida pelas mulheres ganha cada vez mais importância no orçamento familiar: 4 em cada 10 lares brasileiros são chefiados por mulheres, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2015). Destas, 41% são donas de negócios próprios.

 

Levantamento do Sebrae em 2016 sobre o perfil das empresárias mostrou que 40% delas são jovens com menos de 34 anos, concentradas principalmente em quatro áreas: restaurantes (16%), serviços domésticos (16%), cabeleireiros (13%) e comércio de cosméticos (9%). A maior parte destes negócios funciona na própria casa das empreendedoras (35%).

 

Diversos fatores têm contribuído para o aumento do número de mulheres empreendedoras: protagonismo, autoconfiança, independência, necessidade de complementar a renda, autoconhecimento das suas potencialidades, busca por realização, realização de um sonho, inspiração em histórias de empreendedorismo feminino, entre outros.

 

Leia Mais  Se for difícil eu faço, se for impossível me dá mais 5 minutinhos

Ainda existe muito preconceito a ser enfrentado por mulheres empreendedoras no mundo dos negócios, principalmente naqueles segmentos historicamente dominados por homens, como o setor industrial, mas elas estão determinadas a enfrentar todo tipo de obstáculo.

 

Heroínas da vida real, as mulheres estão aprendendo a equilibrar todas as áreas da sua vida, principalmente em relação a trabalho e família. O sucesso deste equilíbrio pode significar também a sua realização pessoal e profissional.

 

É praticamente necessário ter poderes sobrenaturais para ser mãe, mulher e empreendedora, com uma rotina diária de 16 horas de trabalho sem parar. Com propósito, garra, determinação e amor pelo que fazem, elas só não conseguem voar, mas vencem diariamente a corrida contra o relógio.

 

Leia Mais  Como apontar um erro sem desmotivar seu funcionário

Diante de tudo o que foi falado aqui sobre as Mulheres Empreendedoras, por mais que a Capitã Marvel seja um ícone e tenha várias características do universo do empreendedorismo feminino, para mim, não resta dúvida: a verdadeira e maior heroína do mundo real é a Mulher Empreendedora.

 

Parabéns, Mulher Empreendedora! Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, você merece esta homenagem. Ao decidir empreender, você faz a diferença na sua vida e impacta positivamente muitas outras vidas, tornando cada pessoa especial para você e para o mundo. Obrigado por encarar a missão de ser a heroína da vida real.

Escrito por:

Rafael Souza Seguir

Analista de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP no Escritório Regional de São José dos Campos, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios.

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X