A gestão de custos para muitos empreendedores ainda é um tabu e algo que muitas vezes passa despercebido e impacta totalmente na gestão financeira e responsável muitas vezes pela diminuição do lucro. É pelo cálculo dos custos que se forma o preço a ser cobrado pelo produto e/ou serviço ofertado.
Mas afinal o que é custo?
Custo é tudo que se precisa para produzir um produto ou realizar um serviço e sem o qual não se é possível entregar o prometido, por exemplo, um vendedor de coxinha, ele precisa de: frango, sal, alho, cebola, farinha de trigo, ovos, óleo para fritar (caso entregue pronto para consumo), e uma pergunta que acaba com todas as dúvidas “se eu tirar algum item posso vender a coxinha?”
Se a resposta for sim, não é custo, mas se a resposta for não, é custo, se pode vender a coxinha sem recheio apenas com massa? Vender sem a massa, somente o recheio? Acredito que não, mas o que pode variar nesse processo é o óleo, pois o cliente pode preferir levar para fritar em casa, portanto pode-se vender sem fritar, mas se o cliente pedir pronta para o consumo, o óleo então passará a contar como custo.
No caso de uma prestação de serviço cabe analisar o que se vende, no caso de um salão de cabelereiro para o serviço de corte de cabelo o que se precisa? Sem água pode-se entregar o serviço? Precisa de alguém para executar o serviço?
Portanto cada negócio exige uma análise profunda para se saber exatamente quanto custa produzir um produto e/ou serviço.
Custo: mocinho ou vilão?
Depende de como o empreendedor realiza a gestão desses custos, se tem o controle sobre torna-se mocinho, caso não tenha torna-se vilão, pois como cobrar por algo que não se sabe quanto custa?
É necessário ter dados exatos sobre os custos para poder ofertar com um preço justo ao cliente, para que não haja prejuízos para a empresa, pois quanto maior os custos, menor poderá ser o lucro. Mas porque é importante revisar periodicamente esses custos? Justamente para não haverem perdas e/ou prejuízos, mas como isso funciona na prática?
Abaixo um breve exemplo para ilustrar o impacto da não revisão dos custos e das demais despesas dentro de uma organização.
Exemplo: uma empresa vende um determinado produto por R$100,00 cada, analisando o resumo do demonstrativo de resultado do período 1 e posteriormente período 2 em como a gestão de custos precisa ser revista. Nesse exemplo mostraremos a quantidade de vendas iguais nos 2 períodos para melhor mostrar esse impacto.
Período 1
Faturamento (70 peças) | R$7.000,00 |
Custo do produto vendido | (R$2.600,00) |
Despesas administrativas | (R$1.100,00) |
Despesas não operacionais | (R$800,00) |
Impostos | (R$230,00) |
Lucro líquido | R$2.270,00 |
Período 2
Faturamento (70 peças) | R$7.000,00 |
Custo do produto vendido | (R$2.900,00) |
Despesas administrativas | (R$1.300,00) |
Despesas não operacionais | (R$990,00) |
Impostos | (R$280,00) |
Lucro líquido | R$1.530,00 |
Analisando os dois períodos fica nítida a queda no lucro líquido dessa empresa, no final foram R$740,00 a menos, uma queda de 32,60% entre um período e outro, um percentual negativo, isso considerando o mesmo faturamento e o que se percebe que não foi apenas o custo que aumentou ao longo do período, mas também as despesas e os impostos que também impactaram na queda do lucro final.
O importante é sempre revisar os custos e despesas, pois com dados concretos toma-se melhor as decisões sobre aumento de preço, mudança de fornecedor, de regime de tributação a fim de otimizar os lucros e diminuir os custos.
Há outros custos que podem ocorrer conforme sua área de atuação e que precisam ser planejados para não comprometer os resultados da empresa, são eles: custos com demonstração, degustação, frete, custo de deslocamento, embalagens, eventos, feiras que exigem muita atenção pois é incerto o retorno dessas ações e foi analisando todos esses custos que elaborei a Mentoria Online em Custos, onde com a minha ajuda você identificará quais são os do seu negócio e como analisar cada um deles e aplicar as reduções necessárias. Durante 3 meses mergulharemos nesses custos estudando o impacto de cada um nos resultados do seu negócio.
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Escrito por Rosemeire Santos