Empoderamento feminino: Artista polonesa cria versão feminista do jogo ‘Cara a Cara’

O tradicional jogo “Cara a Cara”, no qual dois jogadores devem tentar adivinhar a identidade de um personagem a partir de perguntas feitas ao adversário, ganhou uma versão focada em mulheres feita pela artista polonesa Zuzia Kozerska-Girard, chamado “Who’s She” (“Quem ela é?”, em tradução livre), a partir de um projeto de financiamento coletivo que teve grande sucesso.

Assim, com apenas mulheres entre os personagens escolhidos para compor o tabuleiro, foram elencadas 28 “personalidades inspiradoras” do sexo feminino, que são lembradas principalmente pelos seus feitos e conquistas, não pelas suas aparências”. Isto sim é empoderamento feminino.

 

Acompanhadas de uma peça em que estão escritas fatos notáveis da sua biografia, assim como curiosidades e frases, entre as mulheres escolhidas estão a pintora mexicana Frida Kahlo, a paleontóloga inglesa Mary Anning e a paquistanesa Malala Yousafzai, ativista pela educação em seu país e no mundo.

empreendedorismo-feminino

Desta forma, o jogo encoraja a fazer as perguntas para adivinhar as personagens a partir das conquistas que fizeram durante a vida, além de sua contribuição para a humanidade, fatos destacados nos perfis de cada uma que acompanha o jogo. “Ela ganhou um Nobel? Ela fez alguma descoberta importante? Ela era uma espiã?”, destaca a página do jogo.

Na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, o projeto do jogo, que tinha como objetivo arrecadar 15 mil euros para poder ser distribuído, bateu facilmente a meta e já passou dos 378 mil euros. O jogo pode ser adquirido a partir de 65 euros, o equivalente a R$ 286.

Empoderamento feminino

Kozerska-Girard afirma no vídeo promocional que há dois anos decidiu criar um jogo de tabuleiro empoderado por mulheres, feito para ser relevante, divertido e durável. Por isso desenvolveu as peças de madeira, cortadas a laser, em sua própria oficina. As ilustrações, em aquarela, ficaram a cargo da artista Daria Golab.

“O ‘Who’s She’ apresenta mulheres que tiveram a coragem de ser diferentes e arriscar. Certamente, suas conquistas, aventuras, descobertas e invenções irão inspirar você a sonhar ainda mais, além de enfrentar riscos!”, diz a página do projeto no Kickstarter.

Ainda segundo a criadora, a parte mais difícil do projeto não foi conseguir o dinheiro necessário para a produção, mas escolher 28 mulheres entre centenas que têm uma biografia tão importante e inspiradora.

Fonte: O Globo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Desenvolvimento Pessoal

Empreendedorismo / Vendas

Finanças / Contabilidade

Marketing Digital

Notícias

Textos da Paula

Ebook

PEQUENOS NEGÓCIOS LUCRATIVOS

Nesse ebook você vai aprender as estratégias responsáveis por fazer a diferença nos negócios de centenas de mulheres!