contato@liderica.com.br

Os 07 princípios do Empoderamento Feminino pela ONU (atenção ao #5)

Lançado em 2010 pela Organização das Nações Unidas, o documento que traz os Princípios do Empoderamento Feminino tem servido de referência para diversas iniciativas no mundo corporativo e dos negócios.

Os Princípios do Empoderamento Feminino

Lançado durante a Assembleia Geral da ONU em julho de 2010, junto a uma série de outras medidas, ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres, com as seguintes diretrizes:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

 

empoderamento feminino ONU

O primeiro princípio do Empoderamento Feminino

O primeiro princípio do empoderamento feminino diz respeito a estabelecer uma liderança corporativa de alto nível que promova a igualdade de gêneros.

É fundamental que sejam rompidas as barreiras que impedem a ascensão profissional e outros benefícios que muitas vezes acabam impedindo que a mulher alcance cargos de chefia e liderança.

Leia Mais  O que aprendi na Feira do Empreendedor SEBRAE

O segundo princípio do Empoderamento Feminino

Fala sobre a igualdade de tratamento para ambos os gêneros, respeitando e enfatizando os direitos humanos e também, abolindo qualquer forma de descriminação.

A igualdade de salário e a supressão de qualquer barreira imposta através da descriminação com base em gênero, são as principais bandeiras deste princípio.

Conheça o nosso CLUBE DE NEGÓCIOS PARA MULHERES EMPREENDEDORAS!

O terceiro princípio do Empoderamento Feminino

Prega a garantia de saúde, segurança e bem estar de todos os trabalhadores, independentemente de serem homens ou mulheres, promovendo o equilíbrio entre gêneros também nesta área.

O objetivo principal é disseminar a cultura de banimento de toda e qualquer forma de violência no trabalho, incluindo-se aí, a violência verbal, física e também o assédio sexual.

O quarto princípio do Empoderamento Feminino

A capacitação profissional é fator chave para o desenvolvimento profissional e porque também não dizer, pessoal.

Neste quarto princípio prega a promoção de ações de educação, treinamento e desenvolvimento para mulheres, estimulando a criação de programas nos locais de trabalho que possibilitem o acesso da mulher a todos os níveis hierárquicos da empresa.

Leia Mais  Reunião Clube de Negócios | 01 Agosto 2018

Uma das barreiras para o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil é justamente a falta de capacitação, muitas vezes imposta por uma criação conservadora e de mentalidade contrária à inserção da mulher no mercado de trabalho.

Empoderamento Feminino

O quinto princípio do Empoderamento Feminino

Em seu quinto princípio, do empoderamento feminino, o documento incentiva que as empresas implantem uma política de aquisição de produtos e serviços de outras empresas que sejam geridas por mulheres como forma de incentivar o empreendedorismo feminino.

No mesmo princípio consta também uma diretriz sobre o respeito à dignidade das mulheres, imagem e papel na sociedade, em todos os materiais de marketing e outros produzidos pela empresa. Além de ser incluída no processo produtivo, a mulher também precisa ter sua imagem respeitada.

O sexto princípio do Empoderamento Feminino

No sexto princípio sobre o empoderamento feminino, o documento da ONU expande sua abrangência para uma visão social do problema.

Leia Mais  Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente...

Nele são incentivadas ações isoladas ou através que visem defender a igualdade entre os gêneros e a colaboração com parceiros, fornecedores e líderes da comunidade para promover a inclusão da mulher.

No mesmo texto também é incentivada a promoção e reconhecimento da liderança e contribuições das mulheres em suas comunidades e a garantia de representação suficiente das mulheres em qualquer consulta comunitária que seja feita.

O sétimo princípio do Empoderamento Feminino

O último item do documento sobre o empoderamento feminino fala sobre a necessidade das empresas e outras organizações divulgarem publicamente suas políticas e plano de implementação das diretrizes sobre o empoderamento da mulher, para promover a igualdade de gênero.

Esta é uma forma de incentivar o movimento e possibilitar que mais empresas possam aprender e se inspirar nos seus planos e levar o empoderamento feminino para sua organização.

O envolvimento com o empoderamento feminino é um desafio do qual todos os componentes da sociedade, homens, mulheres, empresas, organizações e governo, devem participar.

E você? Como faz a sua parte e gera mudanças?!

Venha participar do nosso CLUBE DE NEGÓCIOS LIDÉRICA AQUI!

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X