contato@liderica.com.br

A relação entre a sustentabilidade e juventude

A RELAÇÃO ENTRE A SUSTENTABILIDADE E JUVENTUDE

(TEMPO DE DAR VOZ A RESPONSABILIDADE SOCIAL)

Sabemos que a sustentabilidade é uma necessidade global e um tema que tem cada vez mais conquistado espaço na atualidade. Países do mundo inteiro, empresas de todos os portes estão com ações e projetos para que gerações futuras sejam mais conscientes e sofram menos o impacto do descuido do nosso planeta.

 

Convido vocês, leitores deste artigo, para uma reflexão: venham comigo e permitam-se usar a criatividade e imaginar uma jovem de 28 anos, mulher, cheia de projetos inovadores, com hábitos não convencionais e curiosos que resultam sempre em algo positivo. Fique com a imagem desta jovem em mente. Ela pode ter as características físicas que você desejar:  cabelos longos ou não, coloridos ou naturais, olhos claros ou escuros, alta, baixa ou mediana, negra ou branca, nada disso importa. Faça a projeção desta jovem de forma que você goste e que seja afetivo por ela.

 

Há 48 anos atrás em estocolmo na suécia, a primeira ideia sobre desenvolvimento sustentável foi colocada em pauta na conferência anual da onu (organização das nações unidas). Países começaram um entendimento ainda embrionário que precisavam ter preocupação com a conservação ambiental frente a um crescimento industrial. Medidas limitavam instalações das indústrias em países desenvolvidos e países subdesenvolvidos receberam filiais de empresas que em sua estratégia corporativa se tornavam multinacionais e que ascendiam a economia global e local.

Leia Mais  Sua atividade empresarial está alinhada com a sua missão de vida?

 

Apenas em 1982, 10 anos depois da primeira ideia, o tema foi retomado e um novo olhar para a sustentabilidade foi definido: o mundo precisava de acoes efetivas para desenvolvimento socioeconômico com justiça social em harmonia com os sistemas de suporte da vida na terra e um programa foi validado pela onu denominado “nosso futuro comum”.

 

No brasil em 1992 recebemos no rio de janeiro a eco-92, um marco histórico para a sustentabilidade mundial. A conferência da onu diferentemente da conferência de estocolmo de 1972, a eco-92 teve um caráter especial em razão da presença maciça de inúmeros chefes de estado e durante o evento até a nossa capital federal foi trasnferida temporariamente para o rio de janeiro. O evento aprovou a declaração do rio (ou carta da terra) que determina que países ricos têm maior responsabilidade na preservação do planeta, via forum economico mundial agenda anual da maior parte dos governantes do mundo.

 

Tudo isso em 1992, apenas 28 anos atrás. No brasil, uma jovem nasce cheia de vida, com a promessa de ganhar o mundo. Nasce aquela jovem que está aí na sua cabeça se de fato você se permitiu criar uma personagem quando foi convidado a este exercicio de imaginação no começo deste artigo. O nome da jovem que você criou é: sustentabilidade, que segundo seu registro (dicionário!) É “substantivo feminino conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é necessário à conservação da vida.”

Leia Mais  Criatividade, questão de prática.

 

E esta jovem clama por atenção. Estudiosos apontam que a adolescencia que acontece dos 13 aos 24 anos é o periodo que temos maior propensão a ideias, abertura para experimentar inovações e desenvolver nossa criatividade e talentos. Nossa jovem, a sustentabilidade acabou de sair deste período tão desafiador e quer colocar em prática tudo que desenvolveu durante seu periodo de metamorfose.

 

A nossa jovem, essa que acabou de sair da adolescencia, por ter tido apoio de seus pais (aqueles que lutaram para ela ser pauta, investiram tempo em seu desenvolvimento e robustez) ou teve que sem suporte e orientação ter construido com marcas e dores sua personalidade.

 

Nosso papel de adultos é atuar com responsabilidade social, seja para com o mundo que habitamos, seja para os cidadaos que estamos formando em nossos lares ou pessoas que estão ao nosso redor. Apoiar, incentivar, sermos vigilantes e assumir que é necessário dar voz a sustentabilidade ou ao adolescente que convivemos é primordial. Eles precisam de atenção, querem ser ouvidos e tem ideias brilhantes que podem, inclusive, chamar atenção mundial: veja o caso da sueca de 17 anos, greta thunberg, que foi eleita pela revista forbes uma das mulheres (adolescente) mais influente de 2019.

Leia Mais  Coaching e Psicoterapia: Qual é a Diferença?

 

Como ajudá-los? Estamos na era da informação e da experimentação. Busque algo inovador, mude seus habitos, dê exemplo e seja modelo, incentive a sociedade, realize açoes que sejam inspiradoras e que tenham um propósito maior do que olhar apenas para si.

 

Invista no desenvolvimento humano dos adolescentes. Faça com que ele conheça seus talentos, habilidades, trabalhe seus bloqueios a fim de vencê-los, que ele se torne um empreendedor do seu futuro. A atitude empreendedora éum estilo de vida. Temos muitos empresarios que não são empreendedores e empreendedores que não são empresarios. O exemplo da adolescente sueca está ai para nos provar o potencial destas mentes brilhantes.

 

Eis o relato de alguém que respira este universo da geração nativo digital e que tem o propósito de transformar gerações. Obrigada por chegar até aqui.

 

Wanessa Oliveira Laschi

Fundadora da TEENAGERS WAY

https://teenagersway.webnode.com/

Educadora de empreendedorismo, psicóloga organizacional e assessora executiva.

 

 

13/04/2020

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X