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Bê-á-bá do Marketing Digital

Os principais termos e conceitos que você precisa conhecer para atuar com produção de conteúdo web!

Marketing digital e produção de conteúdo são duas práticas que, nos últimos anos, se tornaram essenciais. Não é pra menos! Hoje em dia, posicionamento digital é tão importante quanto qualquer outra forma de divulgação da marca. Além disso, também é uma forma de vender com qualidade, construindo um relacionamento saudável com os clientes ao agregar valor em forma de conteúdo.

Pra fazer isso acontecer, existem diversas ferramentas, ideias e passos que você pode seguir. Porém, se jogarmos no Google “Marketing Digital”, por exemplo, recebemos uma enxurrada de informações, milhares de termos em inglês e muitas opiniões sobre os melhores tipos de estratégia que, se não tivermos uma breve base sólida sobre o que é tudo isso, mais nos atrapalham do que ajudam.

Portanto, construímos um glossário com os principais termos e conceitos utilizados nesta área para você que quer começar a produzir e aprender sobre esse universo tão atual e tão mutável. Esperamos que possa te ajudar!

AIDA – Essa sigla é referente às etapas do consumidor atual: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. É o passo a passo do consumidor antes da sua tomada de decisão.

Automação de Marketing – Mecanismos e ferramentas que permitem que as ações de marketing digital sejam feitas de forma automática, para economizar tempo e facilitar o trabalho do profissional.

Blog – Página web atualizada com frequência. É um espaço para as empresas postarem conteúdo interessante para seu público, atrair visitantes e ganhar autoridade.

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CRM – Sigla para Customer Relationship Management. Em português, isso significa Gerenciamento de Relacionamento com Clientes. É uma abordagem que tem foco total no cliente e é associado a softwares que ajudam a gerenciar as informações.

CRO – Sigla para Conversion Rate Optimization. Em português, Otimização da taxa de conversão. A conversão acontece quando o usuário cumpre a ação que a empresa espera: preenche um formulário, assina um teste grátis, compra um produto, etc. A otimização é feita com base em estratégias que melhoram o resultado de conversão.

CTA – Sigla para Call To Action. Em português, Chamada Para Ação. São comandos em forma de frases, links e botões que induzem o usuário a realizar uma ação no seu site ou redes sociais. Geralmente, são utilizados em verbos no imperativo: Compre agora, clique aqui, leia mais, etc.

E-book – O famoso livro eletrônico. No Marketing Digital é muito usado como um tipo de conteúdo que pode agregar valor ao seu potencial cliente e ainda fazê-lo te dar permissão para entrar em contato. Você oferece um e-book com um conteúdo relevante pra ele; em troca, ele te passa o e-mail e você tem a chance de manter um relacionamento e converter tudo isso em venda.

Funil (chamado de funil de vendas ou funil de conteúdo) – é a representação dos diferentes estágios que um potencial cliente percorre. É dividido em três partes: Topo, meio e fundo de funil. Para cada parte, a produção de conteúdo é personalizada e feita com técnicas adequadas. Mas isso é assunto para outro post!

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Hyperlink – Um conteúdo clicável que leva para outra página. Esta página pode ser interna e levar o usuário a outro conteúdo do mesmo site ou levá-lo para páginas externas.

Inbound Marketing – Marketing de atração e permissão. São estratégias para produção e otimização de conteúdo que fazem seu potencial cliente se interessar mais por você e te dar permissão de se relacionar com ele. A ideia é fazer o cliente chegar até a empresa, e não a empresa insistir para o cliente comprar.

Keyword – Palavra-chave! Ela é muito importante para a sua produção de conteúdo, pois resume a sua criação e é a forma com que muitos usuários vão encontra-la nos sites de busca.

Landing Page – Em português, isso significa página de aterrisagem. É a porta de entrada do site e, geralmente, a página que busca atrair leads, pedindo o contato dos usuário.

Leads – O seu potencial cliente! Quando ele deixa o e-mail, preenche seu formulário e te passa informações sobre quem ele é, significa que ele se interessou pelo seu conteúdo, serviço ou produto.

Link Building – Links externos que direcionem para o seu site.

Links patrocinados – Anúncios pagos que exibem seu site – ou o site do seu cliente – em destaque nas páginas de resultados de busca.

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Nutrição de leads – É uma técnica de automação de marketing que envia e-mails aos seus leads, com o objetivo de conduzi-lo pelo funil de vendas e aproximá-lo da compra.

Outbound Marketing – O marketing tradicional, feito por imposição. Diferente do Inbound, aqui você não pede permissão para conversar com o consumidor. Mas atenção! Isso não quer dizer que essa estratégia é ruim. Usada na hora certa e muito bem pensada, pode ser um complemento efetivo para sua estratégia de Inbound.

Qualificação de lead – Quando você classifica e estuda os seus leads para saber quais estão mais perto da compra e, assim, saber a melhor forma de abordá-los para não perder a oportunidade.

Taxa de conversão – Porcentagem de visitantes do seu site ou página que realizam a conversão pré-estabelecida. Exemplo: Se a taxa de conversão de um formulário for de 60%, significa que 60 em cada 100 visitantes do site preencheram o formulário e se tornara leads.

Webinar – Conteúdo em vídeo! Pode ser uma palestra, aula, ou outras formas que engajem seu público, sendo exibido ao vivo ou disponibilizado em gravação.

Este bê-á-bá é básico, mas muito importante para quem tem interesse na área. Mas, claro, vale a pena sempre se atualizar e ficar de olho nas tendências!

Escrito por Kátia Zanvettor

Diretora da Zan Comunicação

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