contato@liderica.com.br

Coaching e Psicoterapia: Qual é a Diferença?

Ainda existe muita confusão entre o coaching e outros processos, principalmente com a psicoterapia.

COACHING NÃO É MODA

O coaching ainda não é uma profissão regulamentada, no entanto, não é uma atividade da moda como muitos dizem. Os primeiros estudos de coaching são de 1937, quando executivos trabalhavam com funcionários recém-contratados para aumentar os resultados.

John Whitmore, em seu livro de 1992, já demonstrava preocupação com a prática indiscriminada e distorção do coaching. O objetivo dele com a obra era estabelecer as raízes do coaching para que a metodologia não fosse distorcida.

PSICOTERAPIA X COACHING

A psicoterapia é realizada por psicólogos devidamente registrados no CFP (conselho federal de psicologia) e visa tratar questões relacionadas à cura emocional, doenças mentais e outras questões emocionais.
O coaching é um processo estruturado onde um cliente (coachee) por meio do apoio do profissional (coach), planeja, traça metas e entra em ação para o alcance de seus objetivos pessoais ou profissionais.

 

O PÚBLICO ALVO

O principal objetivo da psicoterapia é ajudar pacientes que possuem psicopatologias ou alguma dor emocional, no entanto algumas abordagens da psicoterapia auxiliam também o paciente que não possuem nenhuma psicopatologia a alcançarem seus objetivos, pois possuem foco na solução de problemas. Uma abordagem que faz isso é a Terapia Cognitivo-Comportamental.

O coaching trabalha com clientes especificamente não clínicos, isto é, que não estão procurando cura, e sim um aumento de performance.

Apesar do coaching não ser psicoterapia, os coaches que não são psicólogos precisam estudar conceitos de psicologia para ajudar seus coaches e até mesmo encaminhá-los quando observar alguma demanda psicopatológica.

 

SEMELHANÇAS ENTRE COACHING E PSICOTERAPIA

Existe uma linha muito tênue entre o trabalho psicoterápico e o processo de coaching, pois ambos visam, além de outras coisas, melhorar o desempenho pessoal ou profissional. A psicoterapia é realizada por psicólogos e o coaching por coaches certificados, sendo estes psicólogos ou não.

Mas existem também algumas semelhanças entre o processo de coaching e a psicoterapia. Podemos citar como semelhanças a confidencialidade que precisa existir no processo, ética, transparência, foco no aqui e agora, bom relacionamento, busca de atualização constate e supervisão.

 

COMO SABER SE VOCÊ PRECISA DE COACHING OU PSICOTERAPIA?

Esta pergunta não é tão simples de responder para alguns casos. Mas por exemplo, se você está passando por alguma dificuldade como um forte estresse, ou está em uma fase aguda da depressão, síndrome do pânico, ansiedade, fobia social, etc., o trabalho indicado é psicoterapia. O coaching pode agravar o problema.

Mas pode acontecer, por exemplo, de você ser diagnosticado (depressão, síndrome do pânico, ansiedade, fobia social, etc.) , mas já esta em tratamento não estando mais em uma fase aguda, ou não ter nenhuma dessas patologias mas possuir crenças muito arraigadas e profundas e que para dar o próximo passo precisam ser trabalhadas.

Neste caso, muitas vezes você não vai saber qual é o melhor processo, se é coaching ou psicoterapia, Mas um coach bem treinado e conhecedor dos aspectos psicológicos saberá e irá propor o melhor processo para você.

Claudia Carraro
Psicóloga e Coach Cognitivo-Comportamental
Desenvolvimento de carreiras e habilidades sociais de liderança

Conheça mais o trabalho da Claudia e sua empresa Carreira e Cia AQUI!

0respostas em "Coaching e Psicoterapia: Qual é a Diferença?"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X