contato@liderica.com.br

Como evitar a Ansiedade no mês das férias [para mães empreendedoras]

Janeiro = férias = relax e descanso

Certo?

 

Não para uma boa parte das empreendedoras que tem filhos de férias, mas não estão de férias, e na verdade estão equilibrando toda aquela motivação de início de ano, planos, metas e sonhos com as crianças em casa cheias de tempo e energia para gastar.

 

E o que fazer para você conseguir executar seus planos aproveitando a energia do começo do ano e cuidar dos filhos, sem pirar, ficar irritada, e sem deixar a ansiedade dominar sua mente e suas emoções?

 

Primeiro quero lhe dizer que é possível você passar por Janeiro produzindo, cuidando da sua família e sem ansiedade.

É possível você viver de forma plena e não somente sobreviver ao período de férias.

 

E digo isto porque esta é a minha realidade, e vou compartilhar com você o que tem me ajudado a viver Janeiro de forma completa, feliz, e não pedindo a Deus que as férias acabe! [É claro que tem dia que a gente pede, porque ninguém é perfeito, né? Mas você não precisa passar o mês todo neste mood!!].

 

  1. ENCARE SUA REALIDADE DE FRENTE.

Você é empresária e mãe.

A primeira coisa que você precisa fazer é dizer isto a você mesma e aceitar que a sua vida não é mais como antes quando você não tinha filho.

 

As vezes nossa mente nos leva a ficar relembrando o passado quando conseguíamos fazer mais coisas, quando tínhamos mais tempo para nos cuidar, quando enfim a vida parecia mais fácil. Mas isto é uma grande mentira!

 

– Primeiro porque você não pode mudar o seu passado, portanto você só vai perder tempo pensando nisto.

 

– Segundo porque seu(s) filho(s) são um presente de Deus na sua vida e não um fardo pesado. Criança dá trabalho? Sim. Mas fala verdade, você gostaria de estar vivendo hoje sem seu filho? Eu não! De jeito nenhum! Meu pequeno é a maior alegria da minha vida.

Então lembre-se disto durante este mês (que vai passar), e diga a sua mente que esta é sua vida, que você vai dar conta, pois você é uma privilegiada de ter um filho e de poder trabalhar e cuidar dele.

 

 

 

  1. NÃO SE COMPARE.

O veneno da comparação. Sim, a comparação é um veneno que as redes sociais potencializaram a níveis extremos.

Leia Mais  10 mensagens inspiradoras para você enviar no Dia das Mães

 

Ficamos diariamente por minutos (quem sabe horas?) assistindo a vida maravilhosa e perfeita dos outros, enquanto olhamos para a nossa rotina cheia de material escolar, ipva, matrícula, vendas, produtos novos, posts, vídeos, almoço, casa pra cuidar…

 

Mas se ainda não te contaram, as pessoas postam o palco nas redes sociais. O que acontece nos bastidores ninguém quer saber.

Aí você compara os seus bastidores (dia-a-dia) com o palco dos outros!!

Entendeu que não faz nenhum sentido?

Você não sabe se depois da foto que você viu sua musa perfeita chora de tanto nervoso porque a vida dela está de pernas pro ar, ou se ela tem 2 babás, empregada, motorista, mãe e tia para ajudar. Você não sabe, e isto não tem importância porque não é a sua vida.

 

Pare agora de se comparar. Sugiro até você deixar de seguir as pessoas de vida perfeita que despertam uma ligeira “deprê” quando você vê demais o que elas compartilham.

 

Guarde sua energia e seu tempo para o que realmente importa:

Viver a sua vida.

Cuidar da sua família.

Desenvolver o seu negócio.

 

 

 

  1. TENHA METAS REALISTAS.

Considerando que você tem um ou mais filhos de férias você não pode criar um mega plano de ações para se executado todinho em Janeiro.

Seja realista. Organize sua agenda conforme as horas que você terá disponível.

Seu filho é pequeno e dorme de dia?

Seu filho já é maiorzinho e pode ficar na TV, ou brincando sozinho?

Você tem família próxima que pode ficar com ele por um período?

 

Contabilize estas horas e defina o que você consegue fazer neste período.

 

Na primeira semana do mês eu pedi para minha mãe ficar com meu filho um dia, e neste dia eu gravei os 30 vídeos da série que planejei lançar neste ano.

Foi pesado, nem almocei, mas rendeu muito, cumpri minha meta, deixei conteúdo agendado para o mês todo, e segui os outros dias sem stress.

 

Na semana passada precisava por meu site novo no ar. Levei o Frederico no médico de manhã, deixei ele na minha mãe para almoçar e meu cunhado que passaria lá, trouxe ele a noite.

Leia Mais  Ela decidiu vender cookies caseiros e espera faturar R$ 10 milhões em 2019

Sentei, fiz pequenas pausas, e só parei a 1h da manhã quando estava com 80% do site pronto. No dia seguinte ele ficou mais na TV e no celular do que eu gostaria, mas foi só por um dia. E eu terminei o site.

 

As vezes você terá ajuda. As vezes você vai precisar se esforçar um pouco mais. Mas você dá conta!

 

 

  1. PERMITA-SE, E NÃO SE CULPE.

Estes dias me peguei pensando…”O que as pessoas devem pensar de me ver no shopping ou na piscina em pleno horário comercial? Eu sou uma palestrante, faço mentoria, vão pensar que não tenho cliente, não tenho trabalho!”

 

Imediatamente eu parei e disse a mim mesma:

“Querida mente, pode parar com esta besteira de culpa. Você não vai me sabotar. Passar tempo com meu filho no mês das férias, não me desqualifica em nada como profissional. Ao contrário mostra que são tão boa, tão organizada e tenho um domínio tão grande do meu tempo e das minhas emoções, que eu posso em pleno horário comercial estar onde eu quiser com meu filho.”

 

Queria visitar um coworking e fique adiando até encaixar em um dia em que estivesse mais tranquila. Mas percebi que era mais uma cilada da minha mente. Porque eu não poderia fazer a visita e levar meu filho?

Claro que rolou aquela conversa antes, e se ele se comportasse teríamos sorvete depois.

Deu tudo certo, e o pessoal do L’oasi Coworking até registrou a visita dele. J

 

 

 

Você não precisa (e não deve) aceitar todo pensamento que vem a sua mente.

Critique e mostre quem está no comando.

 

 

 

  1. TENHA UMA ROTINA MATINAL QUE ACALME SUA MENTE.

Ter uma mente forte e tranquila é a base para você não sobreviver a beira de um ataque de nervos, e sim viver de forma completa qualquer período da sua vida, inclusive as férias.

 

Dentro dos estudos que me levaram a criar o método Produtividade e Plenitude, eu descobri que a forma como começamos o dia, influencia todo o restante do dia. Chamamos isto de padrão mental.

 

Se você começa o dia correndo, com o celular na mão, atrasada e com a cabeça cheia, advinha como será o seu dia? Um caos de ansiedade.

Leia Mais  As vantagens competitivas que as mães têm no trabalho

 

Agora se você começa a ensinar sua mente que ela não precisa funcionar na velocidade máxima, acelerada e quase que desgovernada – o que fatalmente vai te levar ao stress, ansiedade, depressão, etc, ela vai aprender que existe um ritmo normal, e que o normal é muito melhor do que o acelerado.

Então comece o seu dia definindo seu padrão mental para normal e não acelerado. E como fazer isto? Escolha uma atividade tranquila para se a primeira coisa que você fará assim que acordar. Algumas sugestões: meditação, oração, leitura, yoga, exercício de respiração, alongamento.

 

 

  1. PLANEJE SUA SEMANA NO DOMINGO A NOITE.

Ter visibilidade de tudo o que você precisa fazer ao longo da semana é uma ótima maneira de tirar aquele peso dos ombros (e da mente) “Eu tenho que fazer tudo isto!”.

 

Domingo antes de dormir, ou segunda antes de todos acordarem liste tudo o que você precisa fazer na semana. Depois distribua ao longo dos dias agrupando as atividades por tipo. Você vai ganhar tempo, e vai liberar espaço na sua mente para se preocupar com outras coisas.

 

Estas são algumas das práticas e atitudes que tem me ajudado muito a aproveitar cada minuto do mês de Janeiro.

 

Tenho um filho de 5 anos de férias. Tem dias que eu só queria sentar no Starbucks, pegar um café bem gelado e trabalhar até a bateria do notebook acabar. Mas eu não permito que este seja meu mood de férias.

 

Um dia eu fiz exatamente isto. Levei ele em uma colônia de férias no shopping e trabalhei direto por 4h! Uhuh! (quem é mãe entende esta empolgação).

Nos outros dias seguimos a programação normal, um dia de cada vez, fazendo o meu melhor como mãe, como empresária, e feliz.

 

Se você quer aprender a ter uma vida mais produtiva e com menos ansiedade quero te convidar a conhecer a minha Mentoria: http://paulatalmelli.com.br/mentoria/

 

 

Com gratidão e coragem,

Paula

 

 

 

Paula Talmelli

Empresária, Palestrante e Mentora especializada em Maximizar sua Relevância e Produtividade, e Minimizar a Ansiedade.

 

Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Paula:

youtube.com/paulatalmelli

instagram.com/paulatalmelli
paulatalmelli.com.br

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X