contato@liderica.com.br

E quando o cliente te trata mal?

Já aconteceu com você?
Bom, entendamos que você não deve ser tratada como empregada pelo seu cliente e vou te mostrar como evitar isso 😉

Primeiro, vamos alinhar a comunicação aqui e entender O QUE É “tratar mal” ou falta de respeito:

=> pode ser quando seu cliente pede muito mais do que foi contratado sem querer pagar por isso;

=> pode ser quando seu cliente atrasa sistematicamente o pagamento e continua usufruindo dos benefícios do acordo;

=> pode ser quando seu cliente vive duvidando da sua capacidade/competência como uma forma de desvalorizar seu trabalho e futuramente, não querer pagar pelo trabalho;

=> e em última instância, pode ser traduzida em xingamento, ofensa e crítica abusiva/injusta sobre o seu trabalho, comprometendo a sua reputação e credibilidade.

Leia Mais  Enquanto os outros pensam no que eles podem ganhar, um verdadeiro rei pensa no que ele pode dar

Parece difícil de acontecer de tão ridículo, né? Mas não é!
Infelizmente, na jornada empreendedora encontramos com todos os perfis de pessoas e precisamos estar “preparadas” para prevenir ou remediar atitudes como essas citadas acima.

📍 1️⃣ A primeira dica que te dou é: faça um CONTRATO. Nem que seja um email registrando todos os detalhes, prazos e valores acordados entre as partes. Não tem dinheiro para contratar um advogado? Faça você mesma, procure um modelo na internet, peça ajuda… mas deixe tudo bem CLARO sobre o que você vai entregar, quando vai entregar e o que acontecerá se uma das partes não cumprir o combinado. Será uma segurança para ambos os lados e mostra profissionalismo 😉

Leia Mais  3 personalidades de quem abre um negócio

📍 2️⃣ Tenha CLAREZA sobre seu público alvo, seus valores, missão e trabalho. Muitos abusos (por parte do cliente) acontecem porque você não sabe até onde CEDER, tem medo de perder o cliente (o que é legítimo, entendo), mas acaba abrindo muitas exceções, que viram a regra. E no final, se perde no processo, ficando sem muitas opções, depois de ter “engolido” tanta coisa.

📍 3️⃣ Aja sempre com TRANSPARÊNCIA e use uma comunicação não violenta. Precisamos sempre tentar manter o bom relacionamento e criar confiança nessa relação. O diálogo é sempre a melhor opção.

Gostou?! Conte-nos sobre a sua experiência! Gostamos de te ouvir 😉

Vamos juntas!

“Porque somos muitas, mas somos ÚNICAS.”

Leia Mais  Pessoas não fracassam, elas simplesmente desistem

Forte abraço,

Paula Dal Belo

Idealizadora da LIDÉRICA

http://liderica.com.br/

Advogada por formação e empreendedora por vocação Experiência de 7 anos em multinacional e empresária desde 2004 Liderança Transformadora pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL Liderança Feminina pela BABSON COLLEGE Liderança e Inovação pela HSM EDUCAÇÃO EXECUTIVA Liderança Feminina pela SPRINGBOARD Comunicação pela The School of Life / SP

19/01/2020

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X