E quando o cliente te trata mal?

Já aconteceu com você?
Bom, entendamos que você não deve ser tratada como empregada pelo seu cliente e vou te mostrar como evitar isso 😉

Primeiro, vamos alinhar a comunicação aqui e entender O QUE É “tratar mal” ou falta de respeito:

=> pode ser quando seu cliente pede muito mais do que foi contratado sem querer pagar por isso;

=> pode ser quando seu cliente atrasa sistematicamente o pagamento e continua usufruindo dos benefícios do acordo;

=> pode ser quando seu cliente vive duvidando da sua capacidade/competência como uma forma de desvalorizar seu trabalho e futuramente, não querer pagar pelo trabalho;

=> e em última instância, pode ser traduzida em xingamento, ofensa e crítica abusiva/injusta sobre o seu trabalho, comprometendo a sua reputação e credibilidade.

Parece difícil de acontecer de tão ridículo, né? Mas não é!
Infelizmente, na jornada empreendedora encontramos com todos os perfis de pessoas e precisamos estar “preparadas” para prevenir ou remediar atitudes como essas citadas acima.

📍 1️⃣ A primeira dica que te dou é: faça um CONTRATO. Nem que seja um email registrando todos os detalhes, prazos e valores acordados entre as partes. Não tem dinheiro para contratar um advogado? Faça você mesma, procure um modelo na internet, peça ajuda… mas deixe tudo bem CLARO sobre o que você vai entregar, quando vai entregar e o que acontecerá se uma das partes não cumprir o combinado. Será uma segurança para ambos os lados e mostra profissionalismo 😉

📍 2️⃣ Tenha CLAREZA sobre seu público alvo, seus valores, missão e trabalho. Muitos abusos (por parte do cliente) acontecem porque você não sabe até onde CEDER, tem medo de perder o cliente (o que é legítimo, entendo), mas acaba abrindo muitas exceções, que viram a regra. E no final, se perde no processo, ficando sem muitas opções, depois de ter “engolido” tanta coisa.

📍 3️⃣ Aja sempre com TRANSPARÊNCIA e use uma comunicação não violenta. Precisamos sempre tentar manter o bom relacionamento e criar confiança nessa relação. O diálogo é sempre a melhor opção.

Gostou?! Conte-nos sobre a sua experiência! Gostamos de te ouvir 😉

Vamos juntas!

“Porque somos muitas, mas somos ÚNICAS.”

Forte abraço,

Paula Dal Belo

Idealizadora da LIDÉRICA

http://liderica.com.br/

Advogada por formação e empreendedora por vocação Experiência de 7 anos em multinacional e empresária desde 2004 Liderança Transformadora pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL Liderança Feminina pela BABSON COLLEGE Liderança e Inovação pela HSM EDUCAÇÃO EXECUTIVA Liderança Feminina pela SPRINGBOARD Comunicação pela The School of Life / SP

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