contato@liderica.com.br

Escritório em casa: como montar o seu?

Por Marília Carraro

Além dos empreendedores, agora muitas empresas também têm funcionários trabalhando em casa. Há muitas vantagens em fazer home office, dentre elas, poupar o tempo de deslocamento até a empresa e personalizar como quiser o seu ambiente de trabalho. Neste post, vamos falar de alguns pontos importantes na hora de montar este espaço para que ele seja agradável, prático e produtivo.

 


Espaço de trabalho clean e com nichos

Escolha um local fixo para trabalhar

Ter um canto reservado com suas coisas organizadas é muito importante para você não ficar perdido pela casa, sem encontrar seu material de trabalho ou, até, trabalhar em condições desconfortáveis.

O ideal é que você tenha um ambiente exclusivo para trabalhar, isso evita que o ruído da casa gere distrações e inibe interrupções frequentes de outras pessoas. Mas, se não tiver um ambiente disponível para virar seu home office, escolha um canto na sala, por exemplo, onde você possa manter uma mesa e algumas prateleiras ou um gaveteiro para que suas coisas possam estar organizadas e por perto. Neste caso, escolha móveis neutros que combinem com a decoração do ambiente. E se tiver um pouco mais para investir, pense em uma marcenaria personalizada e até reversível, que possa esconder seu material de trabalho na hora em que você quiser a sua sala toda aconchegante e receptiva para as visitas.

Outro ponto importante para a escolha do local onde irá trabalhar, sem dúvidas, é que haja tomadas disponíveis e um bom sinal de internet. Caso seja preciso, inclua alguns pontos novos na reforma (pelo menos 4 tomadas mais o ponto de rede para evitar o excesso de extensões e adaptadores).

 

Quais móveis escolher?

Para a escolha dos móveis há duas palavras chaves: conforto e organização. A ergonomia é fundamental na hora de escolher os móveis. Não precisam ser caros ou sofisticados, mas devem ser confortáveis.

A primeira coisa a ser feita, antes de sair comprando os móveis, é medir o espaço e entender o tamanho que o móvel pode ocupar sem deixar o ambiente atulhado. Então busque um conjunto de mesa e cadeira que combine com o seu estilo e proporcione um bom aproveitamento do espaço disponível.

Sente-se na cadeira antes de comprá-la para ver se é confortável para você. A altura da cadeira e da mesa devem ser compatíveis entre si e adequados à sua altura: escolha móveis nos quais você possa ficar com a coluna ereta, os punhos apoiados sobre a mesa, os cotovelos dobrados a 90º e a tela do computador na altura da visão.

Você também precisará de espaços para guardar o material de trabalho. Considere compor o ambiente com gaveteiros, nichos, prateleiras, etc. Estantes também podem ser pensadas como elementos arquitetônicos, dividindo espaços grandes com charme e funcionalidade e abrigando todos aqueles livros que você adora!

 


Postura para trabalhar sentado por muitas horas

O que mais é necessário?

Uma boa iluminação é fundamental para o ambiente de trabalho. Se tiver iluminação natural, ótimo! Mas verifique se é preciso utilizar uma cortina para controlar a luz e evitar ofuscamento. E de qualquer modo, vale a pena investir em uma boa iluminação artificial, adequada à sua atividade: luminárias de mesa ou de piso podem ser soluções simples e elegantes para isso.

 


Luminária de piso: solução para quando não há pontos no forro

Se você gosta de painéis e post its, procure usar alguma das muitas opções de quadros que ajudam a organizar as tarefas e dão um toque descolado ao ambiente. Veja algumas opções nas quais pode-se fixar organizadores (ganchos, recipientes para material de escritório, etc.), deste modo tudo fica mais organizado sem ocupar mais área do ambiente e deixando a mesa livre.

 


Mural Home Studio da
 Tok Stok

 

Veja mais conteúdo em http://arquiteia.com.br/blog/
E se gostou deste post, compartilhe!

Escrito por Marília Carraro | Arquiteia | www.arquiteia.com.br

 

0respostas em "Escritório em casa: como montar o seu?"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X