Integridade nos Negócios

Atualmente vivemos em um ecossistema repleto de tecnologias disruptivas, com cenários voláteis em constante mudança e incerto onde o indivíduo dentro de uma sociedade orientada ao consumo se vê pressionado a cada dia mais entregar seus resultados com um nível de excelência altíssimo e muitas vezes com uma remuneração não à altura do feito e de suas qualificações.

O sentido de se pertencer à algum grupo, legião, tribo ou comunidade também nos coloca em situações de muitas vezes solidão mesmo tendo nossas cidades cada vez mais populosas e de difícil convivência. Seja no plano de infraestrutura, ou seja nas condições mínimas de segurança e bem estar.

Dado o contexto acima aliado as atividades que desempenhamos, sejam estas comerciais ou sociais, os fatores relativos à integridade e reputação se tornaram o lastro na interação dos indivíduos perante as instituições e organizações em geral. Pois em uma sociedade moderna e conectada aos acontecimentos, ficou muito mais difícil se esconder os ilícitos e prejuízos uma vez gerados ao indivíduo, administração pública e até mesmo a uma nação.

Dentro do mundo dos negócios a integridade abre caminho não somente para celebração de novas oportunidades, mas também alicerça relações mais duradouras onde este aspecto reputacional hoje em dia dita o tom de uma parceria de curto ou longo prazo.

É inegável que as autoridades e a sociedade organizada estão mais atentas e observando e atuando sobre estes famosos “espertos e oportunistas”, pois não precisamos citar muitos exemplos para saber que essa fama dos brasileiros de sempre dar o seu jeitinho não vai perdurar por muito tempo.

Por fim, deixo como ponto de reflexão que trabalhar e se relacionar com integridade não necessita muito esforço de nós, basta sermos autoconscientes de nossas obrigações e deveres dentro de uma democracia. Já dizia Inmanuel Kant famoso filósofo Alemão: “Tudo aquilo que você não for capaz de contar como fez, não faça”. Encontre em você o seu verdadeiro norte interior, e logo encontrará o caminho ser percorrido.

Escrito por Felipe Dal Belo

Especialista em Compliance, tendo atuado em grandes organizações como Sanofi Aventis, Johnson&Johnson, Coca-Cola e TIM, onde ocupou o cargo de VP de Compliance.

Com cursos em renomadas escolas internacionais como Harvard, Columbia University e Kellog´s.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Desenvolvimento Pessoal

Empreendedorismo / Vendas

Finanças / Contabilidade

Marketing Digital

Notícias

Textos da Paula

Ebook

PEQUENOS NEGÓCIOS LUCRATIVOS

Nesse ebook você vai aprender as estratégias responsáveis por fazer a diferença nos negócios de centenas de mulheres!