contato@liderica.com.br

O poder das influências nos negócios

Por Vivian Ribeiro

A palavra influência está muito “in” ultimamente. E juntamente a palavra influenciador, uma das mais novas profissões deste século.

– O que você faz?

– Sou influenciador digital.

– Oi?

Mas vamos entender melhor o poder e o significado de influência.

A palavra tem sua origem no Latim medieval “inlfuentia”, palavra que servia para designar como os astros, derramando fluídos etéreos, afetavam o comportamento das pessoas, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Atualmente, seria mais comum definir influência como o poder que um indivíduo exerce sobre o outro.

Com o avanço das redes sociais, cada vez mais somos influenciados a todo momento. Desde escolher o que vamos comer no almoço até a carreira que vamos seguir. Não significa que estamos apenas repetindo o comportamento alheio. Não! Influência é muito mais que isso e te convido a uma breve reflexão.

Como reconhecer essa influência externa nas minhas decisões? Será que é tão ruim assim ser influenciado pelos outros?

Antes de mais nada, é preciso estar presente para os dois tipos de influência: a positiva e a negativa. Estamos expostos o tempo todo ao que as pessoas estão comendo, vestindo, falando, ouvindo por meio das mídias sociais e nosso cérebro tende a imitar ou querer se diferenciar daquilo que vemos. Pense em uma decisão que você tomou recentemente. Seja o que vestir, onde comer, qual evento ir, o que assistir ou até em qual político irá votar. Se você acredita que essas decisões estão relacionadas apenas com a sua preferência pessoal, se prepare, pois conscientemente ou não, 99% das suas decisões são basedas no que as outras pessoas estão fazendo ao seu redor, seja no mundo físico ou digital. Isso acontece porque, geralmente, imitar é a forma mais fácil que o cérebro encontra para tomar uma decisão e está programado para sobrevivência, ou seja, o caminho mais curto.

Segundo Jonah Berger, professor e especialista em Marketing, um fato que comprova o poder da influência é que a maioria das pessoas conheceu sua “alma gêmea” (conceito que vem da época de Platão) no trabalho, na escola, faculdade ou em um grupo de amigos, corroborando que as pessoas tendem a gostar mais daquilo que vêem com frequência. Isso se aplica ao Marketing, as marcas que aparecem mais são mais apreciadas.  Numa reunião, os votos costumam ser secretos, justamente para não influenciar as outras pessoas, o que pode ser muito prejudicial no mundo dos negócios. Assim como os filhos mais novos tendem a ser influenciados pelos irmãos mais velhos. Uma dica preciosa para se ter sucesso em negociações e influenciar pessoas é a técnica da modelagem, a arte de se comportar de maneira semelhante ao outro.

Foi observado em grandes negociadores, os que obtiveram grandes resultados, que sempre replicavam sutilmente os movimentos e o modo de falar de quem estavam negociando. As pessoas gostam de quem se veste, fala, se comporta e se movimenta de maneira semelhante a elas, pois um gatilho mental é automaticamente ativado e faz com que as pessoas aceitem com mais facilidade a sua ideia. O mais interessante é que você pode aplicar essa técnica em qualquer situação. Tente na próxima vez que conhecer alguém: se a pessoa mexeu no cabelo, mexa também de forma sutil. Se a pessoa cruzou as pernas, cruze também. Em pouco tempo, você vai poder aprimorar, usar essa técnica com maestria e perceberá que as pessoas passarão a “gostar” mais de você e aceitar suas ideias com menos resistência. Seja sempre uma influência positiva para os outros ao seu redor e não se permita ser influenciada por comportamentos negativos. Deixe um comentário aqui me contando como foi sua experiência.

Escrito por Vivian Ribeiro

Educadora por formação, viajante, corredora e Mamãe do Enzo, uma entusiasta do constante desenvolvimento pessoal.

✅Empreendedora em Marketing Digital

✅Fundadora e Líder do grupo de Mastermind COMPELLING

✅Especialista em Negócios Online e Produtos Digitais

✅Criadora do Método “ OS 3 IS DO INGLÊS”, professora de Inglês e Tradutora

✅ Autora do único livro sobre bilinguismo no Brasil CRIANDO FILHOS BILÍNGUES

✅Mentora de empreendedores Digitais

Conheça mais o trabalho da Vivian e seus cursos de Inglês online aqui ou entre em contato via WhatsApp (12) 981721621.

Link página Facebook: https://www.facebook.com/inglescomvivianribeiro/

0respostas em "O poder das influências nos negócios"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X