contato@liderica.com.br

O poder do NÃO para a sua saúde e do seu negócio

Ao longo do nosso desenvolvimento pessoal e profissional somos induzidas a acreditar que para obter reconhecimento e sermos consideradas boas profissionais devemos dizer “sim” a tudo. O desejo de aceitação e aprovação (comum a todo ser humano) é outro fator que nos leva ao “sim espontâneo”. A problemática dessa situação é que você não consegue acompanhar a sua agenda, pois se ocupa demais ao permitir, constantemente, ser a agenda dos outros, tornando inviável se manter produtiva.

 

Com tantos atrativos disponíveis para ocupar a nossa mente e a nossa rotina, compromissos e a cobrança por resultados, o posicionamento e o planejamento se tornaram atitudes (estratégicas) inegavelmente importantes para atingir os objetivos, e é nesse contexto que devemos praticar o “não positivo”.

 

Resiliência, flexibilidade e compromisso são habilidades comportamentais exigidas para quem deseja o sucesso, mas é importante entender que isso não significa estar disponível para tudo a qualquer momento. Extrair o máximo do seu potencial pessoal e profissional não implica em abraçar todas as causas, problemas e situações impostas ou criadas por nós mesmos, depende, sim, da priorização do que é fundamental no momento.

 

O “não positivo”, quando bem aplicado, nos valoriza e põe limites. Não estar disponível pode indicar organização e responsabilidade, pois demonstra que existe visão da sua capacidade produtiva e garante a entrega do que foi prometido e o cumprimento de prazos e compromissos, como reuniões com clientes ou potenciais clientes, por exemplo. Temos a frequente sensação de que 24h não são suficientes para dar conta de todas as atividades da nossa rotina, porém, o “não positivo” auxilia no equilíbrio da distribuição de tempo entre os vários pilares da sua vida. Tempo para cuidar da saúde física, mental e espiritual, tempo para cuidar das finanças, tempo para o trabalho, empreendedorismo, educação e tempo para a família e amigos dependem dos “nãos” ditos à outras situações.

 

O que poderia ter recebido o seu “não positivo”, mas acabou recebendo o “sim espontâneo” e consequentemente afetou sua produtividade ou tempo para você e os seus? Repense.

 

Planeje seu 2019 com carinho e pratique o sim de forma consciente.

Artigo escrito por Mariana Fazzeri.

Conheça melhor a Mariana e seu trabalho:

Mariana Fazzeri

Publicitária, Designer, fundadora da Rapina Design e Conteúdo.

Realiza projetos de comunicação visual e desenvolvimento estratégico de marcas para micro e pequenos empreendedores

www.instagram.com/rapinadesign

www.facebook.com/rapinadesign

www.rapina.net.br

www.rapina.net/br/blog

 

0respostas em "O poder do NÃO para a sua saúde e do seu negócio"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X