contato@liderica.com.br

O que fazer quando a empresa não dá lucro?

Sua empresa vende, mas não sobra nada no fim do mês? A situação pode deixar qualquer empreendedora ansiosa. Veja como lidar com isso neste artigo.

O artigo que você irá ler foi baseado numa dúvida de um leitor: vendo mas minha empresa não dá lucro. O que fazer?

Dúvida do leitor: Tenho uma empresa que existe há 8 anos, gera receita, mas não enxergamos lucros pois no final do mês não sobra dinheiro no caixa. O que fazer?

Permito-me fazer algumas reflexões, dadas as dúvidas de inúmeros empreendedores, principalmente em épocas de recessão econômica. Volto a adjetivar o empreendedorismo como um “ato de heroísmo”, que requer inúmeras competências e habilidades por parte de quem decide enfrentar as incertezas do mercado e realizar o sonho de sucesso com seu negócio próprio.

 

O que pode estar acontecendo?

 

Uma das competências é o controle da ansiedade em relação ao retorno financeiro e lucro. É necessário, portanto, manter o autocontrole, a paciência e o entendimento de que, no mundo dos negócios, temos momentos de retorno garantido e positiva sobra no caixa. Em outros momentos, apesar de todos os esforços, o dinheiro diminui e os lucros ficam cada vez mais distantes de serem alcançados.

Leia Mais  Saiba o que deve bombar na Páscoa de 2019 e gerar uma boa renda extra

 

Volto a sugerir ter em mente quatro palavras, as quais devem ser internalizadas e transformadas em competências a serem desenvolvidas: organizar, disciplinar, criar e equilibrar. Darei início à reflexão pela palavra equilibrar.

 

Para alcançar a lucratividade de negócios é necessário o exercício do equilíbrio entre receita e despesa. Esta talvez seja uma competência a ser desenvolvida, diante da ansiedade em, muitas vezes, investir para crescer. O fato é que, dependendo do momento externo e de todo contexto interno, nem sempre investir é sinal de crescimento e de lucratividade

Ainda sobre investimento é necessário atentar-se ao controle de estoque. Conheço empreendedores que mantêm uma excessiva quantidade de mercadorias, sem levar em conta que armazém cheio não é sinal de ganho.

 

Como anda seu estoque?

 

Leia Mais  Autônoma: veja como organizar as contas e guardar dinheiro

Um conselho é fazer promoções para transformar os produtos estocados em dinheiro no caixa. Nos momentos atuais, a regra básica do estoque é “nem mais, nem menos, apenas o essencial”.

Outro ponto de equilíbrio está na negociação com seus fornecedores, estabelecendo um alinhamento entre os prazos de pagamentos com as entradas de dinheiro no caixa.

 

Negocie também valores e taxas de juros, bem como volume de compra e processos de entregas. Caso não seja possível, mude de fornecedor, sempre com o foco na redução de custos.

Alcançado esse equilíbrio, chegou a hora de criar a disciplina de controle sobre o fluxo de caixa. Ao disciplinar esse controle, pode-se analisar as entrada e saídas, a fim de chegar às possíveis perdas de lucro.

 

Como você faz todo o controle do dinheiro que entra e sai?

 

Crie registros de tudo: contas a receber, contas a pagar, categorias de receitas e despesas, identificações de movimentos financeiros nas contas bancárias da empresa. Institua, ainda, registros por categoria de cada movimento no fluxo de caixa.

Leia Mais  Ela ouviu mais de “100 nãos”, não desistiu e conseguiu investimento de R$ 200 milhões para sua empresa

Por fim, o caminho para enxergar os lucros é organizar. A organização de todos os processos administrativos, de produção, financeiros e de pessoal, permite chegar de fato naquilo que está fazendo com que seus lucros não sejam alcançados ou percebidos.

 

Lembre-se disso:

 

Realmente a falta de organização é um fator condutor para não percepção e falta de controle sobre os lucros. Analisar é controlar; criar para disciplinar e equilibrar para lucrar. Pense nisso quando estiver frente às inúmeras dúvidas da atividade empreendedora e nunca se esqueça de perguntar sempre, tendo em vista que estaremos aqui para ajudar.

Fonte: https://exame.abril.com.br/pme/

 

Conte conosco nesta jornada empreendedora, faça parte da nossa rede de apoio e se associe ao nosso CLUBE DE NEGÓCIOS.

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X