Como empreendedores e donos de pequenos negócios podem atrair e fidelizar clientes? Uma estratégia é usar as redes sociais. De acordo com o Sebrae Nacional, a comunicação digital permite segmentar seu público e transmitir uma mensagem assertiva de sua marca.Veja cinco dicas do Sebrae para melhorar as vendas usando as mídias sociais e canais digitais.

 

1) Conheça seu público-alvo

 

Qual o perfil do público-alvo de sua empresa? Definir isso é fundamental para direcionar a comunicação. Por meio das redes sociais você pode direcionar as informações, de modo 100% preciso, para um público específico.Também vale impulsionar/pagar posts patrocinados. Eles permitem atingir um público maior, o que não seria possível de forma orgânica, ou direcionar uma determinada comunicação para um público bem definido, sem que apareça na linha do tempo do seu perfil (os “dark post”).

 

2) Saiba usar cada canal de comunicação

 

Você sabe usar cada uma das redes sociais e canais digitais?

Como cada uma tem suas particularidades, é preciso conhecê-las para usá-las da melhor forma em prol do seu negócio.

  • Facebook: é o mais popular. É usado para construir a imagem da empresa e reforçar sua presença digital, por meio da interação com os clientes. Promove sua marca na internet.
  • Instagram: com fotos e vídeos curtos, mostra produtos e o dia a dia da empresa. Você pode buscar apoio de influenciadores digitais e promover vendas junto com o WhatsApp.
  • Youtube: permite explorar vídeos em diversos formatos, como entrevistas, e até ensinar como fazer algo.
  • WhatsApp: canal que aproxima o empreendedor do cliente de forma mais relacional. Você pode, por exemplo, convidar seus clientes de outras redes sociais para terem mais explicações via WhatsApp, o que permite uma negociação mais personalizada.
  • Twitter: melhor utilizado para conteúdos atuais e curtos. Você deve avaliar se faz sentido para o seu negócio.

 

3) Capriche em comunicação de qualidade

 

Quer se comunicar melhor com os clientes? Adapte a comunicação da empresa ao seu público. Como as redes sociais são espaços muito visuais, use sempre fotos e materiais de boa qualidade, que darão mais visibilidade à página da sua marca na internet.Vale investir em interatividade e criatividade para conquistar engajamento e interação com o cliente.

 

4) Gerencie suas páginas nas redes

 

Como mensurar os impactos de sua empresa na rede? Há ferramentas que podem ser utilizadas para apoiar a gestão das redes sociais da empresa –para, por exemplo, programar postagens, acompanhar métricas, ver seguidores e engajamento.Com o perfil empresarial, você consegue acompanhar a evolução de seguidores e alcance da página, entre outros pontos.

 

5) Avalie se vale ter e-commerce

 

Vale ou não ter um e-commerce? Você deve avaliar a real necessidade desse canal de vendas, já que é possível vender seus produtos por meio das redes sociais.

 

Fonte: https://economia.uol.com.br/