{ Sabedoria da Semana }
Esta frase da semana me faz lembrar demais da autorresponsabilidade. Você sabe o que é?!
Autorresponsabilidade é a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida, seja positivo ou negativo.
Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas que exige treino e dedicação. Afinal, muitos de nós estamos acostumados a transferir a culpa, em especial quando falhamos de alguma maneira. A verdade é que essa é uma posição cômoda, fácil de ser mantida.
Eu sei que recebemos diariamente uma chuva de críticas, falsos elogios, “sugestões” e opiniões e muitas delas acabam nos atrapalhando e podem desviar o foco do nosso objetivo. Pense bem, estamos lá trabalhando duro, fazendo as coisas acontecerem e de repente, encontramos com aquela pessoa que nos faz um comentário e pronto: a) ou permitiremos que aquele comentário acabe com o nosso dia, nos deixando triste, irritada e desanimada b) ou simplesmente nos blindamos dessas energias negativas, ignoramos o fato e treinamos nossa mente a focar naquilo que realmente é importante e faz a diferença 😉
Enfim, culpar o outro, a crise, o novo presidente, o chefe ou esposo é confortável, no entanto, essa não é uma postura construtiva. Ao transferir a culpa, você sempre estará abrindo mão de algo a mais: de controle.
Mas afinal, como “treino” a autorresponsabilidade?!
O primeiro passo para desenvolver a autorresponsabilidade é perceber que, embora você não possa controlar as outras pessoas e nem o seu ambiente, você pode controlar suas ações.
Da mesma forma, você pode não conseguir controlar sentimentos e emoções negativos, como raiva, frustração e desânimo. Mas você pode controlar como reage a eles.
E como tudo na vida: é um processo! Pois sair da zona de conforto não é uma tarefa fácil, sabemos disso. Mas é possível. Treine sua mente para pensamentos que elevam, que agregam, visualize seus resultados finais, assuma o controle da sua vida, as rédeas do seu destino e escolha ser feliz, próspera e observe as mudanças que ocorrerão na sua vida e negócio ao adotar esta nova postura. Portanto:
- Evite conflitos desnecessários
- Observe e assuma o que você precisa mudar
- Não se culpe
- Rompa com o passado e escolha um presente melhor
Conte conosco nesta jornada.
Forte abraço,
Paula Dal Belo