contato@liderica.com.br

Você não pode escolher o que ouvir das pessoas, mas pode escolher o quanto vai se importar

Autorresponsabilidade é a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida, seja positivo ou negativo.

 

 

 

 

{ Sabedoria da Semana }

Esta frase da semana me faz lembrar demais da autorresponsabilidade. Você sabe o que é?!

Autorresponsabilidade é a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida, seja positivo ou negativo.

Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas que exige treino e dedicação. Afinal, muitos de nós estamos  acostumados a transferir a culpa, em especial quando falhamos de alguma maneira. A verdade é que essa é uma posição cômoda, fácil de ser mantida.

Eu sei que recebemos diariamente uma chuva de críticas, falsos elogios, “sugestões”  e opiniões e muitas delas acabam nos atrapalhando e podem desviar o foco do nosso objetivo. Pense bem, estamos lá trabalhando duro, fazendo as coisas acontecerem e de repente, encontramos com aquela pessoa que nos faz um comentário e pronto: a) ou permitiremos que aquele comentário acabe com o nosso dia, nos deixando triste, irritada e desanimada b) ou simplesmente nos blindamos dessas energias negativas, ignoramos o fato e treinamos nossa mente a focar naquilo que realmente é importante e faz a diferença 😉

Leia Mais  Empreendedorismo feminino: momento e desafios das mulheres empreendedoras

Enfim, culpar o outro, a crise, o novo presidente, o chefe ou esposo é confortável, no entanto, essa não é uma postura construtiva. Ao transferir a culpa, você sempre estará abrindo mão de algo a mais: de controle.

Resultado de imagem para autorresponsabilidade
autorresponsabilidade

Mas afinal, como “treino” a autorresponsabilidade?!

O primeiro passo para desenvolver a autorresponsabilidade é perceber que, embora você não possa controlar as outras pessoas e nem o seu ambiente, você pode controlar suas ações.

Da mesma forma, você pode não conseguir controlar sentimentos e emoções negativos, como raiva, frustração e desânimo. Mas você pode controlar como reage a eles.

E como tudo na vida: é um processo! Pois sair da zona de conforto não é uma tarefa fácil, sabemos disso. Mas é possível. Treine sua mente para pensamentos que elevam, que agregam, visualize seus resultados finais, assuma o controle da sua vida, as rédeas do seu destino e escolha ser feliz, próspera e observe as mudanças que ocorrerão na sua vida e negócio ao adotar esta nova postura. Portanto:

  • Evite conflitos desnecessários
  • Observe e assuma o que você precisa mudar
  • Não se culpe
  • Rompa com o passado e escolha um presente melhor
Leia Mais  Roda de leitura: livro "O poder da AÇÃO"

Conte conosco nesta jornada.

Forte abraço,

Paula Dal Belo

Lidérica

Nossa Missão é acolher, conectar e desenvolver mulheres empreendedoras em seus negócios e projetos pessoais através de uma rede de apoio online e presencial.

 

{ Sabedoria da Semana }

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Vamos juntas!

X